Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/13 às 22h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Saúde monta Hospital de Campanha em Brazlândia

COMPARTILHAR

Atendimento começa quinta-feira (02)

Em mais uma ação que visa conter o avanço da Dengue no Distrito Federal, o secretário de Saúde Rafael Barbosa anunciou na tarde dessa terça-feira (30) a instalação de um hospital de campanha em Brazlândia. A medida é emergencial e se deu por conta da grande procura de moradores de cidades vizinhas ao DF, em especial Águas Lindas de Goiás, ao pronto-socorro do Hospital Regional de Brazlândia (HRB). Cerca de 90% atendimentos registrados no HRB nas últimas semanas são de moradores de municípios vizinhos, sendo que praticamente todos os casos são por suspeita ou confirmação de dengue.

A estrutura do hospital será cedida pelo Ministério da Saúde (MS), atendendo ao pedido do governador do DF, Agnelo Queiroz. O Hospital começa a funcionar já nesta quinta-feira (02/05), das 7h às 22h. A unidade pertence à Força Nacional de Saúde, que é própria para atender catástrofes, emergências e situações de risco. Os profissionais que atuarão no local são do quadro da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) – enfermeiros e técnicos da Regional de Saúde de Brazlândia e médico do Samu, três por turno.

A procura por atendimento no HRB teve um acréscimo de 12% na clínica médica nos últimos tempos, média de 220 atendimentos diários na emergência. Mais da metade deles (60%) são classificados como verde e azul, não havendo necessidade de atendimento na emergência. A ideia é que o hospital faça a triagem e encaminhe essas pessoas ao hospital de campanha (de acordo com a necessidade), desafogando a emergência. A expectativa é que a situação volte ao normal em duas semanas.

“A ideia inicial é que possamos atender aqui por 15 dias, mas se houver a necessidade de permanecer por um, dois, três meses, nós continuaremos. Só iremos sair daqui quando a situação for de tranqüilidade e funcionamento normal da nossa emergência, que é atender uma medida de 150 pacientes por dia. Brazlândia tem uma população de 100 mil habitantes, e nós estamos atendendo aqui mais de 500 mil habitantes por conta da dengue no Entorno”, explica o secretário Rafael Barbosa.

Somente do dia 15 de março pra cá, 1100 pessoas foram atendidas com dengue no Hospital de Brazlândia, sendo que 80% dos casos são moradores de municípios do Entorno. Além disso, são feitos por dia 90 testes rápidos para o diagnóstico de dengue na Unidade. Com a criação do hospital de campanha, Brazlândia passará a ser referência no atendimento à dengue aos municípios vizinhos.

“Grande parte (90%) desses casos se resolve com médico de família. Infelizmente o Entorno não tem essa cobertura e a população procura as unidades de saúde do DF. Então iremos oferecer a eles essa oportunidade, de um serviço de qualidade aqui em Brazlândia. Faço até um apelo a população do Entorno, principalmente Águas Lindas: a partir de quinta (02), coloque o HRB como referência no tratamento de dengue. Deixe de procurar outras Unidades e venha para cá, onde serão muito bem recebidos e atendimentos o mais rápido possível”, reforça o secretário.

Hugo Mendes

Leia também...