Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/14 às 18h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

HRAN oferece tratamento para doenças neuromusculares

Centro de Referência atende aproximadamente 250 pacientes ao ano

Pacientes com doenças neuromusculares recebem atendimento especializado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Médicos neurologista e pneumologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo compõem a equipe multidisciplinar do Centro de Referência para Doenças Neuromusculares, criado em outubro de 2011. Anualmente, são atendidos e acompanhados cerca de 250 pacientes.

As doenças neuromusculares compõem um grupo de enfermidades de manifestações clínicas semelhantes, mas de causas diferentes. “Cada uma tem um tratamento diferenciado, a depender de sua origem. Mesmo naquelas situações em que a cura ou o controle não seja possível, pode-se melhorar a qualidade de vida do doente e de seus familiares”, afirma a responsável pelo Centro de Referência, a neurologista e neurofisiologista, Mirian Moura.

Segundo a especialista, essas enfermidades são acompanhadas por fraqueza muscular generalizada, o que pode provocar a dificuldade de andar, de executar tarefas diárias, de engolir alimentos, falar e respirar. “As mais frequentes são a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), as distrofias musculares e outras miopatias hereditárias, a miastenia grave, as polineuropatias e as polimiosites”, cita Mirian. O diagnóstico é feito a partir do quadro clínico e de exames complementares como eletroneuromiografia, enzimas musculares, dosagens de anticorpos e outros mais específicos a cada doença.

Serviço

O Centro visa prevenir e tratar precocemente as complicações das doenças neuromusculares, principalmente as que se referem ao aparelho respiratório, a fim de evitar a hospitalização desnecessária do paciente. “Também pretendemos reabilitar e fornecer qualidade de vida ao paciente, auxiliar o uso adequado dos medicamentos de alto custo e participarmos do programa de Ventilação Não Invasiva Domiciliar para Doenças Neuromusculares, diretriz do Ministério da Saúde”, complementa Mirian.

O Centro funciona com atendimento ambulatorial multidisciplinar. Além disso, realiza orientação tanto aos familiares dos pacientes quanto aos profissionais responsáveis pela assistência e que atuam nos Núcleos de Internação Domiciliar.

As consultas de primeira vez e de retorno são agendadas na secretaria do próprio Centro de Referência, localizado no Núcleo de Medicina Física e Reabilitação do HRAN. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira de 7h às 12h e de 13h às 18h. A avalição inicial do neurologista ocorre às terças-feiras e quintas-feiras pela manhã, a partir de 7h. Outras informações pelo telefone 3325-4219.

Saiba mais

Miastenia

Doença neuromuscular autoimune, ou seja, uma enfermidade em que o organismo produz anticorpos contra determinados componentes que lhe são próprios e para os quais deveria desenvolver tolerância. No caso específico da miastenia, essa resposta imunológica vira-se contra componentes da placa motora existente entre o nervo e o músculo, responsável pela transmissão de estímulo nervoso que faz o músculo contrair.
Fonte: http://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/miastenia-2/

Polineuropatia
Definida como um distúrbio simultâneo de diversos nervos periféricos no organismo todo. Pode ser aguda ou crônica, de desenvolvimento gradativo.
Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/polineuropatia/

Polimiosite
Afecção crônica pertencente ao grupo de doenças conhecidas como inflamações miopáticas, que se caracteriza por inflamação dolorosa da musculatura.
Fonte: http://www.infoescola.com/doencas/polimiosite/

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF

Fotos: Renato Araujo