Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/07/21 às 12h21 - Atualizado em 9/07/21 às 13h15

Saúde participa de ação voltada para mulheres do assentamento Chapadinha, no Lago Oeste

Houve testagem para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e aplicação de vacinas contra gripe e hepatite B

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Nesta quinta-feira (8), a Gerência de Atenção Primária da Região Norte promoveu um dia voltado especialmente às mulheres que vivem na área rural. A ação ocorreu no assentamento Chapadinha Lago Oeste, em Sobradinho, e contou com a participação de vários órgãos, como as secretarias da Mulher, de Turismo, de Agricultura, Emater e Administração Regional de Sobradinho II.

 

A Secretaria de Saúde, por meio das equipes de Atenção Primária, realizou atualização de cadastramento do Bolsa Família; vacinação contra Influenza e Hepatite B; realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C.

 

Além disso, houve o esclarecimento de dúvidas com médicos que estavam na ação, em que as mulheres faziam suas perguntas. As usuárias que possuíam algum tipo de necessidade médica foram agendadas para consultas na Unidade Básica de Saúde Flor do Cerrado, referência para a região do Lago Oeste.

 

“Essa ação é importante para a comunidade porque tem o objetivo de incentivar a busca pelo autocuidado, estimular a prática de atividade física, promover o contato da equipe Estratégia Saúde da Família com outras secretarias e líderes comunitários moradores da Chapadinha”, avalia a gerente da UBS 6 – Flor de Cerrado – Lago Oeste, Waldeglacia Lima de Faria.

 

Os profissionais da UBS Flor do Cerrado também fizeram a divulgação de material e orientação sobre a violência contra mulher, além de orientá-las sobre os cuidados com a saúde da bucal e distribuir kits de escovação.

 

Essa ação foi muito positiva, pois vacinamos mais de 50 mulheres só pela manhã. Além disso, promovemos a prática correta da escovação de dente por meio de teatro criativo. Foi possível realizar o cadastro único do cidadão, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e orientar a população acerca dos fluxos de atendimento”, destaca.

 

A ação ocorreu ao longo do dia, das 9h às 17h e teve a participação de uma equipe multidisciplinar composta por médico, técnico de enfermagem, técnico em higiene bucal, agentes comunitários de saúde e equipe multiprofissional da Fiocruz.

 

Fotos: Divulgação/SES-DF