Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/19 às 10h18 - Atualizado em 5/02/19 às 10h21

Saúde promove atividades na semana de prevenção da gravidez na adolescência

COMPARTILHAR

 

Uma série de atividades será promovida pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com outros órgãos, a partir desta terça-feira (5), em celebração à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez não Intencional na Adolescência. O slogan da campanha é Proteger e Cuidar de Adolescentes: Informação e acesso para escolhas saudáveis. Confira a programação abaixo.

 

“As diversas atividades serão comunicativas e educativas, com temáticas que envolvam a gravidez na adolescência”, destacou a médica hebiatra e médica de família e comunidade da Secretaria de Saúde do DF, Denise Ocampos.

 

ENTENDA – A Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência foi instituída pela Lei nº 13.798/2019, que modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), como ação “a ser realizada anualmente pelo poder público, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.

 

O Ministério da Saúde utiliza o conceito gravidez não intencional, perspectiva trabalhada e tornada consenso pelo Marco Estratégico Regional para Prevenção e Redução da Gravidez não Intencional na Adolescência pelos países do Cone Sul, do qual o Brasil é integrante.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

5/2 – Roda de conversa com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do DF, das 9h às 10h30, na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM).

 

6/2 – Participação da pasta, por meio de adolescentes usuários do Adolescentro, no Seminário Nacional de Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência, a ser realizado pelo Ministério da Saúde, ao longo de todo o dia, no próprio ministério.

 

7/2 – CineFórum com adolescentes do Centro de Fortalecimento de Vínculos, no Céu das Artes da Ceilândia, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, na parte da tarde, das 14h às 17h.

 

8/2 – Cine Fórum com adolescentes do Comitê Consultivo do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA), em parceria com Ministério da Saúde, CDCA e Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), das 10h às 12h.

 

 

Ailane Silva, da Agência Saúde

Arte: Rafael Ottoni