Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/08/15 às 14h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Saúde promove Dia D de combate à poliomielite neste sábado (15)

COMPARTILHAR

Serão 138 salas de vacinação abertas durante todo o dia

BRASÍLIA (14/8/15) – Neste sábado (15) haverá a mobilização nacional de vacinação contra a poliomielite. A solenidade de abertura acontecerá no Centro de Saúde nº 8 da Asa Sul (514/515), às 9h. No DF, 138 salas de vacina atenderão aos pacientes das 8h às 17h. A meta é imunizar 95% do público alvo. A campanha vai até 31 de agosto.

O público alvo são crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, totalizando 183.760. Este ano, durante a campanha, as cadernetas de vacina também serão atualizadas. A ideia é identificar se a criança já tomou todas as vacinas necessárias para a sua faixa etária. Caso tenha alguma atrasada ela receberá a dose que falta.

“Os pais que não conseguem levar seus filhos aos postos de vacinação durante a semana terão amanhã, ao longo de todo o dia, 138 salas abertas para atendê-los. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e o último registro no DF é de 1987. Portanto, é importante que a população participe dessa mobilização e que levem as crianças às unidades para se vacinar para que possamos continuar a combater a doença”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença. 

A campanha de vacinação contra a poliomielite ocorre anualmente. Em 2013, o DF vacinou 91,6% do público alvo. Em 2014, o alcance foi de 81,6%. Já a última ação de atualização do cartão de vacina foi realizada em 2013 e ao todo foram vacinadas 38.926 crianças.

CONTRAINDICAÇÕES – crianças com hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, a exemplo da estreptomicina ou eritromicina e pacientes portadores de HIV.

Confira aqui a relação de postos de vacinação para o Dia D.

OUTROS SERVIÇOS – Aproveitando o Dia D de vacinação, o Centro de Saúde nº1 de Planaltina também disponibilizará dose de vitamina A para as crianças e oferecerá serviços aos pais e usuários que comparecerem ao local.

Aos adultos serão oferecidos testes rápidos de HIV, hepatite C, sífilis; exames de glicemia; aferição de pressão arterial e conscientização quanto à importância do uso de preservativos. Os pais poderão participar da oficina de higiene bucal, quando serão distribuídos kits de escovação para as crianças.

Os beneficiários do Bolsa Família também poderão fazer o recadastramento no programa levando, para isso, os cartões Bolsa Família, da Gestante, de imunização de todos os membros da família e um comprovante de residência. O centro de saúde vai funcionar das 8h às 17h.