Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/20 às 14h16 - Atualizado em 17/02/20 às 18h06

Saúde promove encontro do Clube do Xadrez

Objetivo é estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Encontros serão todas as sextas-feiras

 

Pensando no bem-estar de todos os servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Gerência de Educação da Diretoria de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas (DIDEP)  da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP) promoveu, na última sexta-feira (14), o primeiro encontro do Clube do Xadrez da Administração Central (ADMC). O objetivo é estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como: atenção, disciplina, memória, concentração, raciocínio lógico, inteligência e imaginação.

 

“É um momento em que os servidores irão desenvolver a capacidade de planejamento e previsão; tomada de decisões e resolução de problemas. Essas são algumas das razões pelas quais é muito importante implantar o xadrez como ferramenta de desenvolvimento”, observa o gerente de Educação em Saúde, Ysday Custódio, coordenador do encontro.

 

O xadrez foi uma das atividades mais procuradas durante a Manhã Cultural, realizada na semana do Servidor de 2019. Após o evento, mais de dez servidores sugeriram a criação de um clube de xadrez. Por isso, a Gerência de Educação em Saúde abraçou o projeto e, todas as sextas-feiras, das 11h às 12h, será realizado o Encontro do Clube do Xadrez, no Laboratório de Inovação (ao lado do Transporte), na sede da pasta.

 

Para melhor realização do encontro, os servidores participantes levarão seus próprios tabuleiros e peças. No primeiro encontro do Clube do Xadrez, do total de 39 inscritos, sete deles se disponibilizaram a serem instrutores, promovendo o aprendizado e multiplicação dos conhecimentos.

 

Na avaliação do servidor Lucas Portes Gonçalves, que também coordena o projeto, o primeiro encontro do Clube do Xadrez foi ótimo. “Está tudo bem organizado. Tivemos tabuleiros suficientes para todos. Além disso, temos duas pessoas bem experientes como professores para os iniciantes”, explica. Nesse primeiro encontro, houve uma apresentação sobre xadrez e uma aula em grupo para quem ainda está começando a praticar o jogo.

 

Benefícios – Além de promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, o Clube do Xadrez proporciona a integração entre os servidores, permitindo:

-Desenvolver o autocontrole psicofísico;

-Avaliar a estrutura/resolução do problema e a distribuição do tempo disponível;

-Desenvolver a capacidade de pensar com abrangência e profundidade;

-Desenvolver a tenacidade e empenho no progresso contínuo;

-Promover a criatividade e imaginação;

-Desenvolver a capacidade de escolha (muitas vezes, sem ajuda externa);

-Estimular a tomada de decisões com autonomia;

-Exercer o pensamento lógico, autoconsistência e fluidez de raciocínio;

-Estimular a memória, concentração, capacidade de planejamento e previsão.

 

Como participar: Para participar dos encontros do Clube de Xadrez, os interessados devem fazer a inscrição aqui. Depois disso, basta comparecer na sexta-feira, das 11h às 12h, no Laboratório de Inovação na ADMC.

 

Serviço

Encontro do Clube do Xadrez da ADMC

Dia: toda sexta-feira

Horário: das 11h às 12h

Local: Laboratório de Inovação (ao lado do Transporte), na sede da pasta

Público-alvo: Servidores de toda a SES-DF e demais interessados da comunidade.

 

Jurana Lopes, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação