Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/12/12 às 19h19 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Saúde promove teste rápido de Hepatite C em Samambaia

Atendimento nesta quarta-feira (12), na quadra 317

A gerência de DST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com a Administração Regional de Samambaia, promove nessa quarta-feira (12), das 9h às 13h, campanha de testagem rápida de Hepatite C. A ação, que será no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na quadra 317 de Samambaia Sul, tem como finalidade o diagnóstico precoce da doença, possibilitando a eliminação da cadeia de transmissão do vírus.

A coordenadora do Programa de Hepatites Virais da SES, Domênica Fachinelli, explica que no DF estima-se que 25 mil pessoas tenham hepatite C, mas somente mil sabem que estão com a doença. “A Hepatite C é conhecida como epidemia silenciosa. A pessoa pode viver com o vírus durante trinta anos e não sentir nada. Por isso é preciso fazer o exame”, orienta.

As principais vias de transmissão do vírus ocorrem por aqueles que fizeram transfusão sanguínea antes de 1993, usam piercing e fizeram tatuagem. No entanto, a coordenadora esclarece que qualquer pessoa encontra-se vulnerável. “A contaminação se dá pelo contato direto com o sangue e esse vírus é muito resistente no ambiente”, acrescentou.

Todas as pessoas a partir de 18 anos poderão fazer o exame. A coordenação espera realizar em torno de 200 testes. O exame na rede pública de saúde pode ser feito em qualquer centro de saúde e também no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, na Rodoviária do Plano Piloto.

O evento faz parte das atividades de mobilização nacional de prevenção e testagem do HIV/sífilis e hepatites virais, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro.

Iêda Oliveira