Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/17 às 20h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Saúde promoverá ação de combate ao fumo nessa terça-feira (29)

COMPARTILHAR

Testes de capacidade pulmonar e grau de dependência estão na programação

BRASÍLIA (28/8/17) – Nessa terça-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria de Saúde promove uma série de ações na Plataforma C da Rodoviária do Plano Piloto. O objetivo é incentivar fumantes a largar o vício e também conscientizar as pessoas sobre os malefícios do cigarro.

“Iremos fazer testes de capacidade pulmonar, medir o teor de monóxido de carbono dos fumantes, também fazer teste para medir o grau de dependência do cigarro, além de aferir pressão e informar quais locais da rede pública fazem o atendimento para quem deseja parar de fumar”, detalha o coordenador do Programa de Tabagismo da Secretaria de Saúde, Celso Rodrigues.

A campanha deste ano vem com o tema “O cigarro MATA”. Segundo o Ministério da Saúde, 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo – mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas a cada ano.

TRATAMENTO – Todas as regiões de saúde contam com grupos de tabagismo em unidades básicas de saúde. Segundo Celso Rodrigues, no primeiro semestre deste ano, 1.054 pessoas passaram pelo tratamento, sendo que 551 deixaram o vício. O atendimento, segundo a Coordenação de Tabagismo, tem contribuído para reduzir a prevalência de fumantes no DF, que atualmente é de 10,7%.

O tratamento consiste em quatro encontros semanais, em grupo, onde profissionais orientam fumantes sobre os malefícios do cigarro e quais as melhores formas de largar o vício. Quando é necessário, é feita a indicação de medicamentos. Depois, os encontros passam a ser quinzenais e mensais, sendo que os participantes são monitorados durante um ano.

BARES E RESTAURANTES – Dentro da campanha de combate ao fumo, a Subsecretaria de Vigilância à Saúde fez uma inspeção em bares e restaurantes, na sexta-feira (25), no sentido de verificar o cumprimento da Lei Antifumo.

Foram vistoriados 30 estabelecimentos nas asas Sul e Norte, Lago Sul, Cruzeiro e Águas Claras. Ao todo, foram emitidos 23 autos de infração.

Leia também...