Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/10/13 às 20h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Saúde realiza 106 testes rápidos em moradores da Fercal

COMPARTILHAR

Diagnóstico de HIV, Hepatites e Sífilis

A Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (10) 106 testes rápidos de HIV, Hepatites e Sífilis, além de verificação da dosagem de metais pesados durante ação do projeto “Quero Saber”, no Centro Comunitário da Fercal, na DF-150, no Núcleo Rural Engenho Velho.

Os moradores da região foram atendidos das 9h às 14h. Entre os testes realizados, foram detectados dois casos positivos e um suspeito para sífilis, além de uma confirmação de Hepatite B. Os pacientes foram encaminhados para tratamento no centro de saúde 01 de Sobradinho.

Os resultados dos testes para verificação da dosagem de metais pesados, feitos pelo Núcleo de Toxicologia do Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (LACEN-DF), serão divulgados em 20 dias, no centro de saúde 03 de Sobradinho. Durante a ação também foram aplicadas vacinas contra Hepatite B.

A iniciativa conta com o apoio da Vigilância Epidemiológica de Sobradinho e Administração Regional da Fercal. Além de desenvolver o perfil epidemiológico região, o evento visa sensibilizar os trabalhadores e definir parcerias. “Realizaremos ações de educação e promoção em saúde nessa localidade”, informa a coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Norte, Maria Aparecida Murr.

“Nosso objetivo é traçar o perfil epidemiológico dos trabalhadores dessa área e criar um fluxo de atendimento, de forma a garantir a manutenção da saúde desse público”, afirma a coordenadora.

O “Quero Saber” é realizado por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Norte, Coordenação da Regional de Sobradinho, Estratégia e Saúde da Família, Centro de Saúde n°3 de Sobradinho II, Gerência de DST/AIDS e Universidade de Brasília (UnB).

Leia também...