Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/13 às 18h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Saúde realiza ação em Taguatinga neste sábado, Dia Nacional de Combate à Dengue

Desde abril, número de casos confirmados no DF vem diminuindo


Neste sábado (23), a Secretaria de Saúde do DF realizará uma grande mobilização pelo Dia Nacional de Combate à Dengue. Uma carreata sairá da Praça do Relógio, em Taguatinga, às 8h, e percorrerá a Avenida Comercial sentido Hélio Prates, passará por Ceilândia Centro – Sul e retornará pela via Estádio, até Taguatinga Centro.

Segundo a subsecretária de Vigilância à Saúde, Marília Cunha, a SES/DF vem realizando todos os esforços para reduzir ainda mais a incidência de casos da doença. “Na ação, haverá apresentações de teatro, distribuição de material educativo, além da entrega de um manual de combate à dengue (checklist) para a população”, afirma. A realização das atividades será na Praça do Relógio.

Durante a carreata serão distribuídos folders com informações de como combater a dengue e os sintomas da doença. Um chek-list também será entregue para que os moradores possam programar a limpeza diária das residências.

A subsecretária ressalta a importância da população no combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). Prova disso é que 85% dos focos de dengue encontrados pelos agentes estão dentro das residências.

O último boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela SES-DF no dia 18 de novembro, mostra que os casos confirmados da doença vêm sofrendo queda considerável desde abril. No mês de agosto, por exemplo, foram 202 casos confirmados, em setembro o número caiu para 116 e no mês passado houve uma redução para 57 casos. Durante este ano, foram 11.459 casos confirmados de dengue no DF e 3.949 residentes em outros estados e atendidos na Capital Federal.

Esses números que evidenciam o declínio da enfermidade na capital federal são reflexos das ações continuamente desenvolvidas pela SES-DF. Em setembro, a Saúde lançou o plano de prevenção à dengue 2013-2014, que tem como objetivo mobilizar toda a população do Distrito Federal no combate à doença. Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em três eixos: informação, prevenção e manejo, assistência e envolve diversos setores do governo local.
“Ao longo do ano, foram realizados dezenas de mutirões em todas as localidades do DF. Também foram inspecionados 816.179 imóveis com objetivo de identificar e eliminar focos do Aedes aegypti”, afirma a diretora de Vigilância Ambiental da SES, Kênia Cristina de Oliveira.

Um dos pontos de destaque do plano é a distribuição de kits educativos a 100 mil alunos do ensino fundamental, entre oito e 11 anos que estudam em escolas situadas em regiões com maior incidência de dengue. Com o material – composto por cartilha educativa, folder, adesivo, passatempo, imã de geladeira com foto quebra-cabeça e certificado – esses agentes mirins poderão fazer um trabalho preventivo junto à sua comunidade.

No início deste mês, a SES-DF assinou um Termo de Cooperação com a empresa de telecomunicações Vivo, para envio de 200 mil mensagens de alerta sobre a prevenção da dengue. Os clientes da operadora receberão a mensagem “Vamos combater a dengue. Seja um aliado da vida. Dedique 10 minutos da sua semana para eliminar água parada. Vivo e Secretaria de Saúde do DF”.

Por Frederico Prado e Jozeías Nunes, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226