Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/03/14 às 20h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde realiza capacitação para abordagem e tratamento de fumantes

COMPARTILHAR

O objetivo é implantar novos Centros de Referência no DF

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) por meio do Núcleo de Prevenção da Gerência de Câncer realiza nos dias 02 e 03 de abril, das 8 às 18h, a capacitação para Abordagem e Tratamento de Fumantes para Profissionais de Saúde. As inscrições estão abertas até 27 de março. O objetivo é revitalizar e implantar novos Centros de Referência na rede pública. Atualmente, o DF conta com 68 unidades de saúde que oferecem atendimento para os que desejam abandonar o cigarro.

O público-alvo do curso são médicos, assistentes sociais, dentistas, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos de postos e centros de saúde, Estratégia de Saúde da Família (ESF) e hospitais. Durante a capacitação serão abordados temas como: Componentes da Dependência da Nicotina; Fisiopalotogia das Doenças Relacionadas ao Tabaco; Formas Alternativas de Consumir Tabaco; Doença Mental e Tabagismo, entre outros.

A capacitação ocorrerá no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), localizada no endereço SMHN Quadra 03, conjunto A, Bloco I. Para se inscrever o interessado deve preencher todos os campos da ficha de inscrição, e encaminhar para o e-mail saudetabagismo@gmail.com até o dia 27 de março. Mais informações podem ser obtidas no Núcleo de Prevenção pelos telefones 3346-5770 e 3214-3801.

Saiba Mais

O Programa de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer no DF segue orientação do Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS). O intuito é promover a cessação do vício pelos fumantes e proteger a população dos riscos do tabagismo passivo.

“Para ser inserido no programa o fumante deve procurar uma unidade de tratamento mais próxima de sua casa ou trabalho para se inscrever. O paciente é chamado na medida em que se formam os grupos de tratamento”, explica a assistente social da Coordenação do Programa, Maria Suélita de Lima.

Os pacientes atendidos nos Centros de Referência recebem o apoio comportamental e medicamentoso por meio de sessões semanais individuais ou em grupo, realizadas por equipes multiprofissionais. Inicialmente, participam de quatro sessões e permanecem em acompanhamento com sessões de manutenção até completar um ano do início do tratamento, período que se pode considerar que uma pessoa é um ex-fumante.

FICHA DE INSCRIÇÃO – CURSO TABAGISMO

Outras informações sobre o Programa de Controle do Tabagismo no link
http://www.saude.df.gov.br/programas/285-controle-do-tabagismo.html

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226