Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/13 às 16h58 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Saúde orienta pais e alunos sobre a vacinação contra HPV

Meta é imunizar 64 mil meninas


A vacinação de meninas nascidas entre 2000 e 2002 contra o papiloma vírus (HPV) terá início na próxima sexta-feira (08), no Centro de Ensino Fundamental 01 da Estrutural. E para que não haja nenhuma dúvida sobre a imunização, representantes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal estiveram nesta quarta-feira (06) na escola, onde se reuniram com professores, pais e as alunas que fazem parte do grupo alvo da campanha.

Durante o encontro, foi explicado que a vacina protege contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18), principal causador do câncer de colo do útero. Cerca de 90 mulheres morrem todos os anos no DF vítimas da doença. Para garantir a efetividade da vacina, é necessária a aplicação de três doses, com intervalo de 60 e 180 dias após a primeira dose. Só poderão receber as vacinas as estudantes que apresentarem o termo de autorização assinado pelos pais e ou responsáveis – os pais que estiveram presentes hoje já assinaram o documento.

A partir do dia 1° de abril a vacinação será realizada em todas as escolas públicas e privadas do Distrito Federal, a meta é que 64 mil meninas sejam imunizadas contra o HPV. Essa é uma ação pioneira no país. A Secretaria de Saúde do DF investiu cerca de 13 milhões na compra de 192 mil doses da vacina.

Hugo Mendes