Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/05/20 às 15h10 - Atualizado em 12/05/20 às 19h24

Saúde recebe 150 mil testes rápidos para coronavírus

COMPARTILHAR

Unidades serão distribuídas para toda a rede a partir desta terça-feira (12)

 

A Secretaria de Saúde recebeu, nesta terça-feira (12), o reforço de mais 150 mil testes rápidos para detecção da Covid-19. O lote chegou no Parque de Apoio da pasta e será distribuído, a partir de hoje, para toda a rede pública de saúde do Distrito Federal, incluindo os dez pontos de testagem em massa gratuita espalhados pelas regiões administrativas.

 

“Esses 150 mil testes serão importantes para abastecer a rede e dar mais fôlego aos testes em massa feitos pelo sistema drive-thru. Como determinado pelo governador Ibaneis Rocha, estamos avançando para poder testar cada vez mais pessoas do Distrito Federal, ampliando o combate e o controle da Covid-19”, afirmou o secretário de Saúde, Francisco Araújo.

 

Os testes são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foram importados da China por uma empresa vencedora da licitação para o fornecimento. O objetivo inicial da Secretaria de Saúde é adquirir 560 mil testes rápidos, por meio de dispensa de licitação, como parte das medidas de enfrentamento do coronavírus. A meta pode ser alterada em função das avaliações técnicas.

 

De acordo com a subsecretária de Logística da pasta, Mariana Rodrigues, o processo de compras continua em andamento, para adquirir ainda mais unidades de testagem. “Com a última remessa, vamos chegar a cerca de 250 mil testes rápidos já comprados e utilizados, contando com os entregues pelo Ministério da Saúde. E temos a previsão de aumentar ainda mais”, ressaltou.

 

TESTAGEM – Todos os testes que serão comprados pela Secretaria de Saúde são para detecção do coronavírus. No entanto, são diferentes na hora de colher o material.

 

Teste sanguíneo: coleta-se uma gota de sangue, a exemplo da medição de glicemia (taxa de açúcar no sangue). A partir desta gota de sangue é possível detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. O resultado sai em até 30 minutos.

 

Teste swab: Coleta-se material da garganta e do nariz do paciente, por um swab (cotonete), analisado em laboratório. O resultado sai em 24 horas.

 

Texto: Leandro Cipriano, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki, da Agência Saúde