Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/03/13 às 19h56 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Saúde recebe 19 médicos do Provab/MS

Profissionais atuam no Saúde da Família

Dezenove médicos do Programa de Valorização de Atenção Básica (Provab) estão atuando desde o inicio de março, nas unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). Os profissionais fazem parte das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas regionais de Planaltina, Sobradinho, Estrutural/Guará, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Riacho Fundo e São Sebastião.

O Provab é um programa do Ministério da Saúde, que visa estimular a formação de médicos para atendimento em localidades com maior carência. Estes profissionais atuam durante 12 meses, nas periferias das grandes cidades, municípios do interior bem como em áreas mais remotas como Amazônia Legal Brasileira, semi-árido nordestino, áreas indígenas. Eles cuidam da saúde da mulher, do homem, da criança, do adolescente e do idoso.

De acordo com a subsecretária de Atenção Primária a Saúde da SES/DF, Rosalina Aratani Sudo, os médicos do Provab foram selecionados para atuar em todos os ciclos de vida da família. O programa prevê o pagamento de bolsa federal para o médico, atividade supervisionada por uma instituição de ensino com a obrigatoriedade de curso de pós-graduação prático-teórico. Segundo Rosalina Sudo, para os profissionais bem avaliados, o Provab 2013 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica conforme determina a resolução número 03/2011, da Comissão Nacional de Residência Médica.

Júlio Duarte – SES/DF