Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/02/21 às 19h10 - Atualizado em 17/02/21 às 15h40

Saúde recebe doação de 100 caixas térmicas da Ambev para uso na vacinação

COMPARTILHAR

Itens que iriam para ambulantes no Carnaval foram adaptados para transportar vacinas

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Nesta sexta-feira (12), data em que começaria o Carnaval, a Secretaria de Saúde recebeu uma doação de 100 caixas térmicas da Ambev. Ao invés de destinar as caixas térmicas para manter as bebidas geladas nos bloquinhos, que seriam usadas pelos vendedores ambulantes, a companhia preferiu adaptá-las para transportar e armazenar vacinas contra a Covid-19. Ao longo deste mês, as Secretarias Estaduais de Saúde de todos os estados do Brasil também receberão os itens, que comportam simultaneamente mais de três milhões de doses de vacinas. Ao todo, serão doadas cinco mil caixas para todo o país.

 

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O secretário de saúde, Osnei Okumoto, disse que se sente “muito feliz em saber que uma conversa simples tornou-se um projeto que foi levado com tanta seriedade pela Ambev”, lembrando que tudo surgiu de uma solicitação sua, informal, para representantes da empresa no DF. “Essas caixas são fundamentais para manter a temperatura das vacinas que serão aplicadas, principalmente nos estados do Norte, em que a distância entre uma cidade e outra é enorme”, acrescentou Okumoto.

 

O gestor parabenizou a Ambev pela sensibilidade em doar as caixas para todas as Secretarias de Saúde do país e fez um grande agradecimento durante a cerimônia de entrega, que ocorreu na Rede de Frio, no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde. Okumoto também lembrou da dificuldade de fazer aquisição de caixas térmicas para o armazenamento de vacinas. Além disso, na maioria das vezes é necessário comprar os termômetros separadamente.

 

As caixas térmicas doadas pela Ambev foram adaptadas de acordo com as especificações técnicas repassadas pela Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) especialmente para o uso das vacinas. Todas elas são de poliuretano e possuem um termômetro para controle de temperatura.

 

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Rodrigo Moccia, diretor de Relações Institucionais da Ambev, destaca que a cervejaria se interessa em participar de causas sociais e que começar a doação dessas caixas térmicas nesta sexta de Carnaval faz todo o sentido. “É gratificante apoiar a vacinação no Distrito Federal e em outros estados, para que no ano que vem a gente possa aproveitar as festas de Carnaval com muita saúde e perto das pessoas de que gostamos”, ressaltou.

 

Moccia lembra que a ideia da doação das caixas térmicas surgiu de uma conversa simples com o secretário Osnei Okumoto e por ser algo de extrema necessidade, a Ambev decidiu doar as caixas para o Programa Nacional de Imunização (PNI), ajudando todos os estados com a logística e armazenamento adequado das vacinas.

Leia também...