Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/19 às 10h01 - Atualizado em 26/07/19 às 15h16

Saúde recebe doação de livros para montar estante colaborativa

COMPARTILHAR

 

 

Projeto é da Gerência de Educação e pretende estimular a leitura entre servidores

 

Sabe aquele livro que você tem esquecido em casa? Que tal doá-lo à Secretaria de Saúde? A proposta, da Gerência de Educação em Saúde (GES), pretende captar exemplares suficientes para montar a Estante Colaborativa, que deve ser instalada perto do BRB, no edifício sede da pasta, e inaugurada em 21 de agosto.

 

Pode ser doado qualquer tipo de livro até 9 de agosto. A doação deve ser entregue na GES, localizada na sala 54 do prédio da administração central. “Estabelecemos este prazo para entrega para que tenhamos tempo hábil para cadastrar os livros até a inauguração da estante”, explica o gerente de Educação em Saúde, Ysday Custódio, idealizador do projeto.

 

“Eu sentia falta de uma biblioteca aqui. Como já vi uma experiência similar e que deu muito certo em outro órgão, resolvi trazer a ideia para a secretaria, não só para promover o reaproveitamento de livros que estão esquecidos nas casas, mas para estimular a cultura da leitura, pois, tendo livros grátis à disposição para leitura, o encorajamento é bem maior”, avalia o gerente.

 

Para a subsecretária de Gestão de Pessoas, Silene Almeida, a estante colaborativa é uma iniciativa inovadora, capaz de estimular e fortalecer o gosto pela leitura e expansão do conhecimento. “A ideia é envolver todos os colaboradores e propiciar acesso a materiais diversos, dando ênfase a livros e obras que possam desenvolver o lado pessoal e profissional dos leitores”, frisa.

 

Até agora, a gerência já recebeu 90 livros. Estão sendo recebidas obras de qualquer tipo. Só não vale levar revistas.

 

“Sabemos que a leitura é um hábito saudável e doar livros é um atitude de cidadania. Desta forma, estimular a leitura dentro da Secretaria de Saúde é uma forma de cuidar da saúde do servidor, além de promover a integração entre os servidores, por meio da troca de conhecimento. Ou seja, um servidor mais feliz e mais saudável, com mais conhecimento, com certeza prestará um serviço mais humanizado e mais eficiente para o cidadão do Distrito Federal”, destacou a diretora de Desenvolvimento Estratégico de Pessoas, Diluana Oliveira.

 

DINÂMICA – No local da estante haverá uma mesa com um livro ata. Quando o servidor quiser pegar um livro emprestado, basta preencher a ata e levar a obra. Ao devolver, deverá anotar o dia da devolução e alocar o livro na estante por ordem alfabética.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF