Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/07/21 às 20h00 - Atualizado em 6/07/21 às 18h58

Saúde retoma nesta quarta-feira (7) vacinação dos professores e pessoas em situação de rua

Profissionais de educação serão vacinados com vacinas Janssen aplicadas em dose única em 15 pontos por meio de lista nominal

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A partir da próxima quarta-feira (7), a Secretaria de Saúde dará continuidade à vacinação da população em situação de rua e dos profissionais da educação básica ao ensino médio da rede pública. Para esses grupos, serão destinadas 21,5 mil doses da farmacêutica Janssen, que chegaram ao Distrito Federal no último sábado (3).

 

Vacina Janssen é aplciada em dose única e protege contra a Covid-19 – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A vacinação dos educadores ocorrerá em pontos específicos por meio de lista nominal elaborada pela Secretaria de Educação. Já para quem vive em situação de rua, as equipes dos Consultórios de Rua farão aplicação das doses por meio de equipes volantes.

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, considera “um passo importante a aplicação de doses únicas para os professores, pois isso vai permitir a retomada das aulas, de forma presencial, no início de agosto”. Segundo Okumoto, “os moradores de rua também fazem jus a esse tipo de vacina porque é muito difícil localizar essas pessoas, futuramente, para aplicar uma segunda dose, tendo em vista as características desse público”.

 

Agendamentos

 

Nos próximos três dias, a Secretaria de Saúde vai vacinar 41.009 pessoas que agendaram vacinação pelas faixas etárias, de 44 a 59 anos, e com comorbidades de 18 a 43 anos. Por idade, agendaram 40.018 pessoas e com alguma doença pré-existente foram 992 agendamentos.

 

Vacinação dos professores será por lista nominal – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A vacinação para quem tem 60 anos ou mais e gestantes e puérperas com comorbidades segue aberta sem necessidade de agendamento. Os idosos são atendidos em qualquer um dos 55 locais de vacinação. Já as gestantes e puérperas com comorbidades recebem o imunizante em pontos específicos – consulte aqui.

 

O DF já recebeu 1.830.250 doses das vacinas AstraZeneca, CoronaVac, Janssen e Pfizer-BioNTech e aplicou, até a noite do último domingo um total de 1.374.531 vacinas. Na Rede de Frio Central há 205.420 doses da vacina AstraZeneca e 38.120 CoronaVac para aplicação da segunda dose no mês de julho.