Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/13 às 12h16 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Saúde simula atendimento de emergência nesta quarta

Profissionais terão que socorrer 250 vítimas de uma briga na arquibancada do Nilson Nelson

Nesta quarta-feira (20), das 14h às 18h, profissionais da Saúde irão participar de um simulado de emergência no Ginásio de Esportes Nilson Nelson, ao lado do estádio Mané Garrincha, na Esplanada dos Ministérios. O objetivo é testar a atuação de médicos e enfermeiros, simulando uma briga na arquibancada, com 250 vítimas. O atendimento será realizado com ambulâncias do SAMU e helicóptero. Às 15h, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, dará entrevista coletiva.

O simulado acontece no último dia do I Curso e Simulado de Emergências para Atendimento em Estádio de Futebol, promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). O curso e o simulado visam preparar e orientar os profissionais quanto ao atendimento dos torcedores em grandes eventos esportivos, como a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo em 2014. Participarão do simulado 60 pessoas do SAMU e 150 da Câmara Temática, que acontecerá nos dias 21 e 22 deste mês.

A programação do curso, que começou na manhã da última segunda-feira (18), na sede da Associação Médica de Brasília (AMBr), incluiu palestras, oficinas, apresentação de estudo de caso.

Além de profissionais das unidades de saúde do Distrito Federal que fazem atendimento de emergências, muitos médicos e enfermeiros de outros estados estão comparecendo ao curso.

Atendimento

Os profissionais de Saúde farão os primeiros atendimentos na parte externa do ginásio. Em seguida, encaminharão as “vítimas” para os hospitais de referência: Hospital de Base, Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Materno Infantil (HMIB) e Hospital Universitário de Brasília (HUB). Serão utilizadas ambulâncias do SAMU e helicóptero.

 

Rafaela Marrocos