Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/04/14 às 22h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde realiza Semana de Humanização

COMPARTILHAR

Solenidade conta com apresentação de experiências exitosas de humanização no DF

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) realizou nesta segunda-feira (07), a solenidade de abertura da Semana Nacional de Humanização (SNH), organizada pela SES/DF em parceria com o Ministério da Saúde. A cerimônia foi aberta pelo Coordenador da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, Fábio Luiz Alves, juntamente com o Subsecretário de Atenção à Saúde da SES/DF, Dr. Roberto José Bittencourt.

O Coordenador da PNH, Fábio Luiz, explicou a importância do Programa de Humanização na prática da saúde. “A PNH deve estar presente na prática diária de saúde, com o objetivo de humanizar as atividades de relacionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e melhorar a gestão, criando também um sistema de cogestão que vise integrar as diferentes áreas de coordenação de um hospital, e garantindo a participação e a saúde à população como direitos básicos”, explica.

O subsecretário de Atenção à Saúde da SES/DF, Roberto Bittencourt, ressaltou os avanços da Política de Humanização no Distrito Federal. “Hoje, o DF é hegemônico no que diz sentido à prática da saúde humanizada. Nós estamos muito à frente nos modelos de cogestão que procuramos implantar, e já existe o diálogo aberto entre gestores, funcionários e usuários do SUS. Essa semana é a época de colher os frutos que plantamos lá atrás, no começo do projeto”, comenta Roberto.

A cerimônia seguiu com a apresentação de experiências exitosas da prática de humanização no DF, mediada pela subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Aratani Sudo. As regionais da Ceilândia, do Gama e da Asa Sul apresentaram as mudanças positivas que a cogestão e a prática da humanização proporcionaram ao atendimento humanizado, e alguns vídeos das demais regionais foram exibidos. Além disso, uma apresentação sobre as Práticas Integrativas realizadas pela SES/DF foi exibida.

Sobre as apresentações, Rosalina exalta o trabalho obtido nas regionais. “Com certeza são de extrema relevância e importância para o que pretendemos atingir em nossos serviços. Essa Política Nacional de Humanização vai poder se efetivar com a estruturação dos nossos serviços na rede de Atenção à Saúde Primária”, complementa Rosalina.

A Semana Nacional de Humanização começou nessa segunda-feira (07) e se estenderá até sexta-feira (11). A semana conta com aproximadamente 750 atividades cadastradas em todo o Brasil. No DF, a programação acontecerá descentralizada e espalhada por todas as regionais, e conta com extensiva lista de atividades, desde palestras a rodas de conversa.

 

Por Paulo Cronemberger, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...