Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/02/16 às 21h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Secretaria de Saúde recebe 248 kits de marcapasso

Hospital de Base fez a retirada de 30 deles, o suficiente para zerar a demanda reprimida

BRASÍLIA (24/2/16) – A Farmácia Central da Secretaria de Saúde recebeu, nesta quarta-feira (24), 248 kits de marcapasso. O investimento foi de R$ 841.555,64. Esse quantitativo é suficiente para cerca de cinco meses, se mantida a média mensal de 50 cirurgias para implantação do aparelho.

Somente o Hospital de Base (HBDF) faz uso do marcapasso na rede pública. Nesta quarta-feira, a unidade fez a retirada de 30 aparelhos, o suficiente para zerar a demanda reprimida e ainda sobrar. “Atualmente, 18 pacientes, aguardam, internados, pela colocação de um marcapasso”, destaca o diretor do HBDF, Tadeu Palmieri.

A rede estava sem o aparelho há cerca de 20 dias, mas todos os pacientes que necessitavam, com urgência, da implantação do marcapasso, foram encaminhados para o Instituto de Cardiologia do DF. Para evitar novo desabastecimento, a Secretaria de Saúde está finalizando novo pregão para registro de ata para fazer nova compra.

REABASTECIMENTO – Além dos marcapassos, a Farmácia Central está recebendo, nesta semana, uma série de medicamentos que estavam zerados ou com baixo estoque na rede, entre eles a insulina glargina e antibióticos como a nimesulida.

Na medida que os itens vão chegando, vão sendo distribuídos para as Unidades de Pronto Atendimento, farmácias de alto custo e as ambulatoriais e para os hospitais.