Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/19 às 18h33 - Atualizado em 1/02/19 às 11h31

Secretaria de Saúde recebe estoque de insulina ultrarrápida

COMPARTILHAR

 

A Secretaria de Saúde recebeu 9.500 frascos de insulina ultrarrápida, nesta quinta-feira (31), que atende às necessidades dos pacientes com diabetes do tipo 1. O medicamento é proveniente do Ministério da Saúde e foi liberado depois da intervenção da pasta dentro das ações do SOS DF Saúde. No Distrito Federal, cerca de três mil pacientes fazem uso desta insulina todo mês.

 

O subsecretário de Logística da Secretaria de Saúde, Alexandre Lage, informou que “o medicamento estava disponível para a pasta desde outubro do ano passado”.

 

Segundo Lage, o governo anterior não recebeu a insulina com a justificativa de que “não havia espaço para o armazenamento”.

 

ONDE PROCURAR – A insulina ultrarrápida está disponível para os pacientes com diabetes tipo 1 cadastrados na Farmácia-Escola do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e na Policlínica de Taguatinga. As informações para realização do cadastro estão disponíveis aqui e ele é indispensável para a retirada do medicamento. O Ministério da Saúde exige o cumprimento de todo o novo protocolo cadastral e, por esse motivo, alguns pacientes terão que ser reavaliados na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que os novos formulários sejam preenchidos.

 

O subsecretário afirmou que “o abastecimento dos postos de distribuição já está sendo providenciado”.

 

FITAS GLICÊMICAS – Na semana passada, o estoque da Farmácia Central da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi reabastecido com 2,5 milhões de fitas glicêmicas. O quantitativo é suficiente suprir a demanda da rede pelo período de 12 meses. A compra também incluiu a aquisição de glicosímetro, aparelho usado para medir a concentração de glicose no sangue.

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde

Foto: Mariana Raphael/Saúde-DF