Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/19 às 14h22 - Atualizado em 20/12/19 às 15h22

Secretário de Saúde recebe certificado por incentivar transparência e integridade

Homenagem foi entregue em seminário promovido pelo Iges-DF

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, recebeu o certificado em homenagem ao trabalho de excelência desenvolvido para incentivar a transparência e a integridade. A honraria foi entregue pelo Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), nesta sexta-feira (20), durante o I Seminário de Transparência e Integridade, promovido no auditório do Hospital de Base para mais de 100 gestores.

 

Na ocasião, Okumoto destacou algumas das iniciativas da Secretaria de Saúde na área. Entre elas, 433 contratos publicados na aba de acesso à informação no site da pasta; 100% de alcance no índice de transparência ativa; e os prêmios recebidos pela Ouvidoria da Saúde este ano – de melhor desempenho na percepção do usuário e melhores práticas. No período, a ouvidoria também atingiu 73% de satisfação entre as pessoas.

 

“A secretaria vem trabalhando cada vez mais para melhorar o acesso do cidadão aos nossos dados. Estamos seguindo o caminho da ética, da transparência, de uma maneira muito ativa, para incrementar a segurança das informações dentro da gestão”, declarou o secretário de Saúde.

 

Okumoto também aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho dos gestores do Iges-DF e a parceria com os órgãos de controle para garantir a transparência das informações e as competências do modelo de gestão utilizado pelo instituto.

 

“Observamos que quase quatro mil novos contratados trabalham dentro do instituto. Por isso, é cada vez mais necessário regrar as nossas ações na Secretaria de Saúde, englobando o Iges-DF, para oferecer o melhor atendimento à população do DF”, ressaltou o secretário.

 

SEMINÁRIO – O evento, voltado a diretores, superintendentes, gerentes e líderes do Iges-DF, tem por objetivo disseminar a cultura da transparência e Integridade no âmbito institucional. Também agraciado pelo certificado de homenagem, o diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, afirmou que o seminário é um dos momentos mais importantes de 2019.

 

“Pelo instituto passa quase R$ 1 bilhão para fazermos as ações assistenciais todo ano. Por isso, há uma necessidade urgente e importante de ter transparência, legalidade em todas as ações e um cuidado grande com cada centavo que vem dos cofres públicos”, ponderou o diretor-presidente.

 

Nesse sentido, Francisco Araújo ressaltou que uma das primeiras ações realizadas este ano foi divulgar, no site do Iges-DF, as informações sobre as verbas utilizadas pela gestão, como forma de prestar contas à população.

 

“Quando assumimos o instituto, em janeiro, nosso primeiro ato foi colocar todos os gastos e contratos no portal do instituto. E estamos terminando a formatação de um novo site, mais responsivo, onde o cidadão terá acesso a notas fiscais, desde o início do processo até o pagamento dele”, explicou.

 

AUTORIDADES – O seminário também contou com palestras, ministradas por representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Advocacia-Geral da União (AGU), Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF) e advogados, além do Presidente da Comissão de Compliance da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal – OAB/DF.

 

Os temas abordados incluíram compliance no terceiro setor; governança, transparência e sustentabilidade; compliance e integridade, entre outros.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF