Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/02/17 às 20h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Secretário de Saúde visita o HUB

COMPARTILHAR

Na ocasião, Humberto destacou o aumento no reforço à assistência da população

BRASÍLIA (10/2/17) – Em visita técnica ao Hospital Universitário de Brasília (HUB) para analisar as instalações do local, o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, ressaltou a importância do aumento no reforço à assistência da população no âmbito do sistema público de saúde do Distrito Federal. Esta melhoria se deu por meio da contratualização do HUB, realizada no dia 19 de janeiro deste ano, que o torna parte da pasta como mais uma unidade de atendimento.

Na ocasião, o secretário de Saúde, acompanhado da superintendente do HUB, Elza Noronha, do subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Daniel Seabra e de outros integrantes das duas instituições visitaram as principais unidades do hospital, como as alas de Oncologia, de Pacientes Críticos, o Laboratório de Hemodinâmica, o Centro Cirúrgico, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e a neonatal, a Maternidade e as emergências de Ginecologia e Obstetrícia.

“Agora, temos um contrato que é diferente dos anteriores, pois se trata de uma orçamentação global que funciona por meio de metas e resultados. Já consideramos a capacidade instalada do hospital e, certamente, o HUB vai prestar uma assistência de qualidade e quantidade para a população do Distrito Federal”, disse ao explicar que os repasses do Ministério da Saúde à pasta aumentaram, mas que são deduzidos do teto orçamentário para que seja feito o repasse ao HUB.

Humberto destacou, também, que apesar de alguns serviços já terem sido ampliados, como a radioterapia, outras áreas ainda precisam ser discutidas aumentadas nos demais meses, pois se faz necessário conhecer e compreender essa nova forma de fazer a contratualização.

“A partir desse aumento na assistência, temos um reforço muito grande na regulação, porque todos os serviços do HUB passam a ser regulados pela Secretaria de Saúde e, com isso, podemos entregar com mais justiça e igualdade esse serviço para toda a população de Brasília”, esclareceu o secretário.

De acordo com a superintendente do HUB, Elza Noronha, esta contratualização concretiza, de fato, a política que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) defende, que é a inserção dos hospitais de ensino na rede, como é o caso da nova unidade pertencente ao quadro da Secretaria. “Com isso, cumpriremos, efetivamente, nosso papel de oferecer saúde com qualidade para a população, além de garantir um ensino de referência para todas as instituições envolvidas com o hospital como cenário de ensino”.

Leia também...