Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/03/15 às 18h03 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Secretário fala sobre o SUS para alunos de medicina da Católica

COMPARTILHAR

Evento marca o início do semestre letivo

BRASÍLIA (12/3/15) – Com um discurso sobre “O papel da academia na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) “, o Secretário de Saúde, João Batista, fez a abertura, nesta quinta-feira (12), do primeiro semestre de 2015 dos alunos de medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB). Segundo o chefe da pasta, a academia tem um papel crucial para consolidar o SUS, que foi criado para promover a saúde população brasileira, direito que está na constituição.

“Por isso, temos que discutir o modelo de formação dos profissionais, pois irão atender a todos os níveis de baixa e alta complexidade que a rede oferece”, destacou o secretário, ao lembrar que o SUS é o maior sistema público de saúde do mundo.

João Batista reforçou que a saúde enfrenta muitas dificuldades, mas o Distrito Federal tem um sistema que procura fazer a cobertura de toda a população do DF. “Sabemos hoje que nosso país passa por momentos de crise econômica, credibilidade e gestão. Tudo isso reflete na saúde”, frisou.

Outro ponto defendido pelo secretário foi a mudança do modelo de administração. “Não existe um único sistema que resolva todos os problemas da Saúde. Mas temos que fazer menos do mesmo e mais do que ainda não foi feito”, disse. “Temos desafios de todas as naturezas”, completou.

“É importante cada vez mais promover a integração entre expertises da área da saúde e a integração das atividades de medicina com o SUS”, disse o pro-reitor da UCB, Daniel Carvalho, após agradecer a presença do secretário, que também respondeu a perguntas dos alunos no final.