Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/07/21 às 14h34 - Atualizado em 29/07/21 às 14h35

Secretário participa da posse da nova diretoria do Conasems

Cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, à noite, e seguiu todos os protocolos sanitários

 

GUILHERME PEREIRA, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Nesta quarta-feira (28) o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, participou da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A cerimônia ocorreu em Brasília e seguiu todos os protocolos sanitários de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

 

Posse ocorreu na noite desta quarta-feira (28) – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O conselho reúne representantes das Secretarias de Saúde de municípios de todo Brasil. Juntamente com o Congresso Nacional de Saúde (Conas), a entidade visa descentralizar as políticas públicas de atendimento e aproximar a população da assistência médica ou clínica.

 

Em seu discurso na cerimônia, o secretário Osnei Okumoto saudou a nova diretoria e relembrou algumas parcerias desenvolvidas com o Conasems ao longo de suas gestões à frente da pasta. “O Conas, o Conasems e o Ministério da Saúde perfazem a tripartite nas decisões mais importantes em saúde neste país. Então é sempre importante que a gente faça com que este entrelaçamento de interesses do Sistema Único de Saúde seja cada vez mais fortalecido e que a gente possa mostrar para a sociedade brasileira que o SUS é um sucesso”, declarou o secretário.

 

A presidência da nova gestão do conselho caberá a Wilames Freire, secretário municipal de Saúde de Pacatuba, no Ceará. Wilames foi reeleito ao cargo no pleito deste ano, realizado no último dia 22.

 

O Conasems se consolidou como instituição de saúde pública em 1988. A diretoria ficará à frente do conselho no biênio 2021-2023 e conta com outros 36 diretores e conselheiros, que estabelecem o diálogo, as articulações e as políticas de atendimento à população em todos os municípios brasileiros.