Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/06/15 às 18h27 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Secretário supervisiona reabertura de leitos de UTI em Santa Maria

COMPARTILHAR

Determinação é abrir novas vagas em aproximadamente dois meses

BRASÍLIA (22/6/15) – Nesta segunda-feira (22), o secretário de Saúde, João Batista de Sousa, visitou o Hospital Regional de Santa Maria para avaliar o processo de abertura de 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), bem como verificar as condições estruturais e conferir os insumos e recursos humanos disponíveis.

Para Sousa, a falta de UTI em todos os hospitais da rede é um gargalo que deve ser resolvido o mais rápido possível. “A visita foi pontual para acompanhar de perto o processo de reabertura de leitos de UTI, já que hoje temos um déficit de vagas em toda rede. Sabemos que a equipe está comprometida, mas tem problemas que precisamos ajuda-los a resolver de forma célere para atender a população”, destacou o secretário.

A expectativa é de que as novas vagas de UTI de Santa Maria, que serão destinadas aos pacientes adultos, sejam alocadas onde atualmente funciona a neonatologia, no segundo andar. Para isso, a neonatologia que havia sido fechada em 2013 em função de um incêndio será transferida para o seu local de origem, no térreo. A determinação é que as vagas sejam abertas em até dois meses.

“O local que foi incendiado já recebeu algumas reformas, mas nós precisamos fazer mais alguns ajustes. Com isso, poderemos abrir mais 20 leitos”, esclareceu a diretora do hospital, Milen Mercaldo, que também afirmou a necessidade de novos técnicos de enfermagem para colocar a estrutura em funcionamento.

Ao dialogar com médicos, enfermeiros e pacientes, Sousa também constatou dificuldades como a falta de alguns profissionais, além da necessidade de reparos em máquinas e equipamentos que estão sem contrato de manutenção. “A nossa equipe técnica está debruçada para resolver esses problemas. Já nomeamos 705 profissionais”, disse.

HOSPITAL – Diariamente, são mais de 200 atendimentos realizados no Pronto-Socorro. A unidade oferece as especialidades: acupuntura, cirurgia geral, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e mastologia. Também estão na carteira de serviços nefrologia, nutrição, odontologia, ortopedia, proctologia, psicologia e urologia.