Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/11/13 às 17h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Segurança do paciente é tema na Jornada de enfermagem

COMPARTILHAR

Medidas simples podem salvar vidas

O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) em conjunto com a Comissão de Educação Continuada promove, nessa quarta-feira (27), a XVI Jornada Científica de Enfermagem que discutirá o tema Segurança do Paciente sob a ótica da enfermagem no auditório da Faculdade de Educação e Pesquisa em Ciência da Saúde (FEPECS).

O evento tem como objetivo capacitar a equipe e melhorar a assistência dentro do Sistema Único de Saúde. Estavam presentes mais de 150 pessoas entre alunos e docentes da área de enfermagem.

“As jornadas anuais são fundamentais para nivelar as informações e criar mão de obra especializada para atender dentro do SUS”, relata a coordenadora do evento, Kátia Rodrigues Menezes.

O tema esse ano foi escolhido devido à implantação, em fevereiro, do Núcleo de Segurança do Paciente no HMIB em atendimento ás exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – e Ministério da Saúde instituídas pela Portaria GM/MS n.º 529/2013 e RDC 36/2013. A ação visa fiscalizar e sensibilizar os servidores a realizarem medidas simples e efetivas que reduzem riscos e danos ao paciente como, por exemplo, a higienização das mãos.

“Sensibilizar a equipe de enfermagem é essencial para o sucesso das práticas de segurança, isso porque é o profissional que está 24 horas com o paciente”, conclui Kátia.

Por Ana Luiza Greca, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa
(61) 3348-2547 / 2539 e 9862-9226