Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/12/13 às 20h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Seleção chilena de futebol feminino visita carreta da mulher na Vila Planalto

COMPARTILHAR

Jogadoras conhecem serviço oferecido pela Saúde ao público feminino


A Seleção chilena de futebol feminino visitou na tarde desta sexta-feira (20) a carreta da mulher da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que está estacionada na Vila Planalto. A seleção chilena enfrenta a seleção brasileira domingo (22), na final do Torneio Internacional de Brasília, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

A zagueira Carla, número 23, disse que “é muito legal conhecer um serviço voltado exclusivamente para as mulheres”. O presidente do Clube da Saúde, Helvécio Ferreira da Silva, ressalta que a visita é importante porque mostra o reconhecimento de um serviço de qualidade oferecido pelo SUS.

A gerente do centro de saúde da Vila Planalto, Sônia Margareth Silveira, destaca a importância da carreta da mulher para a comunidade da Vila Planalto e a visita da seleção chilena. “A carreta da mulher está sendo um sucesso por aqui, por causa das dificuldades de acesso que elas tinham antes da chegada do serviço. Já a visita da seleção é importante porque mostra o reconhecimento do cuidado com a mulher”.

A unidade móvel de saúde percorre cidades do DF para realizar exames importantes para a prevenção e o diagnóstico de doenças femininas. A carreta é equipada com consultórios, sala de exames, espaço para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia. Desde março de 2012, o Programa Saúde Móvel realizou mais de 100 mil exames para a população do DF. Até o dia 04 de dezembro foram feitas 35. 341 mamografias, 36. 677 ecografias e 31. 192 preventivos do câncer de colo de útero.

Além da unidade da Vila Planalto, a SES/DF conta com outras três carretas. Duas encerraram os atendimentos nesta sexta-feira estão em Sobradinho II e na Vila Telebrasília. A quarta Unidade Móvel de Saúde da Mulher estaciona nas localidades atendidas pelo GDF Junto de Você.

Diariamente, em cada carreta são feitas 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero. As pacientes devem apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. Quem não possuir o cartão deve levar documentos de identificação. Para exame de ultrassonografia é preciso apresentar requisição médica feitas nas unidades de saúde da SES.

A carreta conta com equipes formadas por médicos enfermeiros e técnicos. A unidade é equipada com consultórios, salas de exame, espaço para coleta de material, aparelhos de mamografia e ultrassonografia.

Por Murilo Lins, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348 2547/2539/9862 9226