Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/15 às 11h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Semana de mobilização da dengue acontece em várias cidades do DF

COMPARTILHAR

Ações contam com a parceria de vários órgãos

BRASÍLIA (19/5/15) – Desde fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde do DF promove às terceiras semanas do mês ações intensificadas de mobilização no combate à dengue. A chamada “força-tarefa” conta com a parceria do Exército, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Esta semana as ações ganham ainda o reforço das Administrações Regionais e SLU, que fazem parte do grupo executivo de prevenção à dengue (Geiplandengue) das regionais de saúde.

Nesta semana, as mobilizações acontecem em Ceilândia, Itapoã, São Sebastião, Taguatinga e Sobradinho II. As regionais de Samambaia e Gama terão ações nos dias 19 e 22, respectivamente. Os agentes da vigilância ambiental contarão com o apoio destes órgãos na realização de inspeções nos imóveis e orientações.

No Gama, no dia 22, a mobilização terá ainda o apoio da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde. Os imóveis fechados e abandonados serão abertos e vistoriados. Já os responsáveis por imóveis em que já existe reincidência de focos do mosquito da dengue serão autuados e estarão sujeitos a advertência e multa, que pode variar de 2 mil a 1 milhão de reais.

De acordo com os dados de anos anteriores observa-se que nos meses de maio e junho há um aumento no número de casos de dengue no DF. Este aumento está relacionado com a redução das chuvas, onde as pessoas tendem a diminuir os cuidados em casa. “A curva de transmissão no DF nos últimos anos mostra que nos meses de maio e junho há aumento dos casos porque o volume da chuva vai reduzindo, mas a temperatura alta permanece, o que favorece o metabolismo do mosquito. Então é importante que haja mobilização da população e que não cessem os cuidados dentro de casa. Estamos intensificando as ações, mas precisamos também do apoio da sociedade”, destacou o chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, Ailton Domício.

DADOS – De 1º de janeiro até o dia 12 de maio deste ano foram registrados 4.339 casos confirmados de dengue em residentes do Distrito Federal. Em relação ao mesmo período do ano passado houve uma diminuição de 23,62% nos casos.

Leia também...