Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/13 às 21h07 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Saúde na Escola começa a funcionar nesta segunda-feira

Cuidados com a visão e alimentação dos estudantes são temas deste ano

A partir de segunda-feira (11) até sexta-feira (15), alunos do ensino fundamental e médio da rede pública do Distrito Federal terão a oportunidade de fazer exames de acuidade visual e medição antropométrica (pesar, medir e calcular o IMC), além receber orientações sobre a prevenção da obesidade infantil. É a Semana Saúde na Escola – uma mobilização nacional, dos Ministérios da Saúde e da Educação, que tem como objetivo dar início as atividades que devem ser aplicadas durante todo o ano.

O lançamento da ação será na segunda-feira (11), às 10h30, no Centro Educacional Fundamental 01, na Vila Planalto, com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário de Saúde, Rafael Barbosa. A solenidade também marcará a adesão do GDF aos Programas Saúde na Escola (PSE) e Olhar Brasil, do Ministério da Saúde. Em 2013, serão trabalhados dentro dos conteúdos de educacional os temas a saúde ocular a prevenção a obesidade infantil e adolescente.

Durante a Semana Saúde na Escola, os alunos da rede pública também vão poder tirar dúvidas sobre higiene bucal, saúde sexual e reprodutiva, educação física e malefícios causados pelo consumo de drogas. A mobilização é para alertar os jovens sobre a importância das boas práticas e condições de saúde na melhoria do desenvolvimento de crianças e adolescentes, tanto na escola, como na formação da cidadania.

De acordo com a técnica do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente da SES/DF, Wânia Teles, “a semana tem como objetivo promover uma maior aproximação da população com a Atenção Básica de Saúde, por intermédio do Programa Saúde na Escola”.
Ainda segundo Wânia, as atividades de cada escola respeitam a especificidade local, o perfil dos alunos e a criatividade dos envolvidos. Cada unidade tem autonomia para organizar suas atividades. No entanto, é importante que a promoção, as orientações e os exames sejam realizados de forma contínua com os alunos, durante todo o período letivo. Este ano, o filme “Muito além do peso” (www.youtube.com/watch?v=jiNPvzON6cg) também será apresentado aos jovens como tema para debate.
A Mobilização Nacional Semana Saúde na Escola teve inicio em 2012, com intuito de sensibilizar a comunidade para a importância das boas condições de saúde no desenvolvimento do educando. Os temas são trabalhados na escola, de forma integrada aos conteúdos.

Também participaram da organização das atividades os núcleos de Saúde do Adolescente e da Criança, as coordenações de Endocrinologia e de Hipertensão, Oftalmologia, Odontologia e as Gerências de Práticas Integrativas da SES/DF e de Nutrição.

Serviço
Evento: Lançamento da Semana Saúde na Escola e adesão ao programa Olhar Brasil
Data: 11 de março
Horário: a partir das 10h30
Endereço: Centro Educacional Fundamental 01, na Rua Pacheco Fernandes na Vila Planalto – em frente à Praça Central.
Mais informações: Vivianne Frota – 33486109/82018677

Rafaela Marrocos