Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/12 às 19h32 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Seminário de implementação da Rede Cegonha na Regional da Asa Sul

A Direção Regional de Atenção Primária à Saúde da Asa Sul (DIRAPS), com o apoio do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde e Coordenação Geral de Saúde da Asa Sul, realiza o I Seminário da Regional Sul de Saúde: “Um Olhar sobre o Parto”, nesta sexta-feira (09), no auditório do Hospital Materno Infantil (HMIB). O seminário, um dos passos para implantação da Rede Cegonha no HMIB, tem o objetivo de construir um novo olhar em relação à linha de cuidados materno-infantis.

A adesão à Rede Cegonha envolve maior qualificação e humanização no atendimento às mulheres e adolescentes durante a gestação, parto, puerpério ou em situações de abortamento, assim como às crianças desde o seu nascimento até os dois anos de idade. “A Rede de Saúde, por meio da Rede Cegonha, tem por responsabilidade garantir a vaga da parturiente desde o pré-natal até o vigésimo quarto mês de vida da criança, vinculando-a a sua região de saúde”, ressalta a diretora da DIRAPS da Regional Sul, Glória Regina Bortone de Sá.

O sucesso da implementação da Rede Cegonha depende de grande mobilização e a participação pró-ativa de todos os gestores e servidores envolvidos. Desta forma, o seminário contará com ampla programação que inclui palestras, oficinas e dramatizações. “Será uma construção coletiva para transformar o HMIB também em um centro de referência da Rede Cegonha, qualificando a assistência, a escuta e o acolhimento, garantindo o protagonismo da mulher na hora do parto e a participação da família no momento mágico do nascer”, completa a coordenadora da Regional Sul, Roselle Bugarin.

Ana Luiza Greca