Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/07/13 às 19h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Serviço de acupuntura e sala do homem chegam a Taguatinga

COMPARTILHAR

A Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) incorporou, nesta sexta-feira (12), na Unidade Mista de Taguatinga, mais dois serviços à sua lista de especialidades, sendo Acupuntura e a Sala do Homem, para atender a população de Taguatinga.

De acordo com o secretário de saúde do DF, Rafael Barbosa, o objetivo é levar mais opções de saúde para a população. ”Estamos investindo na revitalização desta unidade com a ampliação de serviços à população local”, afirmou.

O serviço de acupuntura terá um espaço reservado dentro do Centro de Reabilitação Física da unidade, que contará com iluminação especial e som ambiente. Dois médicos e um técnico de enfermagem fazem o atendimento de segunda à sexta-feira, de 8h às 18h, voltados para adultos que passarem por uma triagem.

De acordo com o coordenador da Acupuntura da SES/DF, Fernando Genschow, com essa nova inauguração, a saúde soma 15 serviços especializados em acupuntura no DF. “A especialidade existe na rede pública do DF desde 1989, de forma pioneira, e vem crescendo nos últimos anos. Esta inauguração é um acontecimento muito feliz”, disse.

A Sala do Homem, também inaugurada, tem um espaço reservado para atender os pacientes maiores de 20 anos, que passam por avaliação feita por uma equipe multidisciplinar. Além de fazer prevenção, o serviço vai oferecer atendimento de qualidade.

Os pacientes atendidos pela Sala serão encaminhados a médicos especializados, entre eles fisioterapeutas, nutricionistas, dentre outros, ou para realizar exames quando necessário.

De acordo com a coordenadora da Saúde do Homem da SES/DF, Laurez Ferreira, o serviço inaugurado em Taguatinga, é mais uma opção que a SES oferece aos homens do DF para que cuidem melhor de sua saúde.  Serviços semelhantes já funcionam em Sobradinho II e Ceilândia.

Segundo Laurez, os homens não se preocupam muito com a saúde e isso precisa mudar. “A população do sexo masculino vive, em média, sete anos menos que as mulheres. Muitos são acometidos por doenças crônicas como diabetes e hipertensão, que tem tratamento ou podem ser prevenidas”, lembra.

Atendimentos realizados na Unidade Mista de Taguatinga

A Unidade, que funciona há 15 anos, realiza atendimentos a todos os moradores da região de Taguatinga e cidades mais próximas, como Samambaia. São oferecidos serviços contra tabagismo, atendimentos de geriatria, gerontologia, pediatria, análise clínica, dermatologia, serviço social, fonoaudiologia, dentre outros.

 

Celi Gomes

Leia também...