Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/13 às 10h54 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Serviço de odontologia do Guará comemora ações de 2013

COMPARTILHAR

Regional de Saúde conta, atualmente, com 29 especialistas

A odontologia da regional do Guará tem motivos para comemorar o ano de 2013. O Hospital do Guará recebeu materiais novos e aparelhagem completa como as cadeiras dos pacientes. O Centro de Saúde nº 01 ganhou a reforma e adaptação de toda a estrutura da odontologia, além de equipamentos modernos. Outra conquista foi a chegada de novos profissionais. Para projetos futuros a coordenação e a gerência de odontologia da SES/DF lutam para que o Hospital Regional do Guará ganhe uma reforma na sua atual área para abrigar um novo Centro Especializado de Odontologia (CEO).

A regional conta, atualmente, com 29 especialistas trabalhando no HRGu, centros de Saúde nº 01, 02, 03 e 04, e no programa Estratégia em Saúde da Família. De janeiro a outubro, as unidades já atenderam a 10.520 pacientes. A Estrutural é a área que mais existe demanda. Na localidade, quem realiza a captação de pacientes são os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), além do acolhimento feito no centro de saúde nº 04. A área foi responsável por 3.632 atendimentos. Em média, mensalmente, são realizados 60 pacientes de primeira consulta por dentista na região.

A coordenadora da área na regional de saúde do Guará, Lívia Sousa, afirma que a odontologia está passando por uma fase muito boa e destaca o mutirão odontológico como a maior ação já realizada desde o seu início na Secretaria de Saúde. O mutirão aconteceu de agosto a outubro, com atendimentos realizados diariamente no período noturno e ainda aos sábados pela manhã. Lívia espera que o projeto volte o ano que vem, segundo ela, a adesão dos pacientes e profissionais foi muito boa.

“Há dez anos, faço parte do quadro de servidores e é a primeira vez que conseguimos realizar o mutirão para odontologia nos nossos moldes. Já participei de várias ações de prevenção, mas com o mutirão, atendemos uma demanda reprimida de pelo menos 1.700 pacientes aguardando por algum procedimento”, declarou.

A profissional destaca também os kits odontológicos recebidos da SES/DF que ajudam nas atividades de prevenção. Esta assistência acontece nos centros de saúde e são oferecidas atividades educativas com orientações de grupo como o programa Cárie Zero e do Tabagismo. “Estamos organizando as equipes para separar dias no mês para otimizar a utilização do Kit Educativo que vem com fantoches, fantasias, além do kit de escovação para serem distribuídos. Nós ganhamos 4 mil unidades. Aqui na internação, já fazemos esse trabalho com os assistentes sociais. Nós abordamos os pacientes que ficam dias aqui sem utensílios de higiene bucal. Nós o orientamos e entregamos o kit. Mas, queremos realizar ações externas também.”, afirmou.

Além de ações educativas, os centros de saúde realizam procedimentos preventivos em saúde bucal, aplicação tópica de flúor em escolas e creches. Procedimentos curativos e restauradores também são feitos. O HRGu é referenciado para os atendimentos de emergência e de extração. Os casos mais graves são encaminhados para o Hospital Regional da Asa Norte que possui o Centro Especializado de Odontologia (CEO). Os tratamentos de endodontia (canal), periodontia (gengiva e osso), cirurgias e pacientes especiais são encaminhamos para o CEO localizado no CEREST. O Hospital de Base atende a situações de trauma e cirurgia buco maxilo facial.

Por Érika Bragança, da Agência Saúde DF
Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...