Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/02/14 às 12h25 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Servidores do HRAN recebem curso sobre Aleitamento Materno

COMPARTILHAR

O objetivo é diminuir a taxa de mortalidade infantil

O Núcleo de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde realiza, entre os dias 25 e 28, o curso de aconselhamento em amamentação para os servidores do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A ideia é criar multiplicadores do conteúdo que é ministrado no evento para darem continuidade ao trabalho em todas as unidades de saúde do Distrito Federal.

A série de palestras, que ainda passará por todas as regionais do DF, iniciou as atividades na semana passada no Hospital Materno Infantil (HMIB). Os servidores, que eram ouvintes no primeiro evento, agora fazem parte da equipe que ministra as apresentações. “A ideia é que o conhecimento chegue a todos os profissionais da SES-DF e que eles passem adiante isso também”, explica Mirian Santos, coordenadora dos Bancos de Leite do DF que faz parte do Núcleo de Saúde da Criança.

No curso são explorados assuntos que vão desde a forma de abordagem à mãe com o neném recém-nascido até as técnicas que os profissionais da saúde devem ensinar a elas. Segundo Mirian, o objetivo é diminuir as taxas de mortalidade infantil por meio da informação de qualidade a essas mães. “As mães estão 100% do tempo com os bebês. Elas devem saber o que fazer em qualquer situação”, destaca.

Para Soyama Brasileiro, que é chefe do Núcleo de Banco de Leite do HRAN e tutora nos treinamentos de aleitamento, cursos com essas perspectivas são importantes para o conhecimento dos profissionais que trabalham diretamente com isso. “Anualmente o HRAN incentiva, promove e apoia o aleitamento materno por meio de capacitação dos nossos profissionais”, diz Soyama. Ela completa que o HRAN tem o título, dado pelo Ministério da Saúde, de “Hospital Amigo da Criança”.

Lucas Carvalho

Leia também...