Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/06/18 às 8h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h19

Servidores participam de curso para utilizar programa Tabwin

 

Capacitação será realizada no Instituto Hospital de Base. Arte; Danielle Freire

 

Nos dias 7 e 8 de junho, 80 servidores da Secretaria de Saúde participarão de uma capacitação para utilizar o programa Tabwin, uma ferramenta de apoio para controle das informações em saúde.

 

A capacitação, que consistirá no módulo básico com duração de quatro horas, treinará tanto gestores, quanto profissionais da assistência.

 

O evento será realizado no Instituto Hospital de Base.

 

“Todo atendimento realizado nas unidades da Secretaria de Saúde é registrado em sistemas oficiais de captação de informações do Ministério da Saúde. Essas informações são enviadas mensalmente para a Diretoria de Controle de Serviços de Saúde, da Subsecretaria de Planejamento, que consolida, valida e transmite todo o banco de dados do DF para o governo federal”, explicou o diretor de Controle de Serviços de Saúde, Eduardo Vaz.

 

Segundo ele, com base nessas informações, o Ministério da Saúde faz os devidos repasses financeiros para ajudar no custeio dos serviços, bem como disponibiliza diversos bancos de dados que podem ser tabulados para levantamento do que se produziu de serviços e de recursos financeiros em cada unidade de saúde.

 

“O Tabwin é o programa que faz essa tabulação dos dados, sendo possível identificarmos quantas internações, consultas, exames, partos, cirurgias, medicamentos de alto custo, além de uma infinidade de procedimentos, foram realizados no âmbito do SUS no DF”, esclareceu Vaz.

 

O diretor destacou, ainda, que o Tabwin é utilizado para levantamento de dados de capacidade instalada e profissionais do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), além de informações do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

 

INSCRIÇÕES – Servidores de toda a Secretaria de Saúde interessados em realizar a capacitação podem fazer a inscrição para o cadastro de reserva, onde 20 servidores aguardando as próximas turmas. Basta preencher o formulário de inscrição.

 

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde