Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/21 às 22h00 - Atualizado em 18/12/21 às 22h07

Servidores promovem Natal solidário em Santa Maria

Ação aproximou famílias em situação de vulnerabilidade dos funcionários da UBS 2 de Santa Maria

HUMBERTO LEITE, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: MARGARETH LOURENÇO

 

Papai Noel esteve, na sexta-feira (18), na comunidade Porto Rico, em Santa Maria. Cinquenta crianças e nove adolescentes em situação de vulnerabilidade atendidos na instituição “Creche da Tia Miriam” tiveram uma tarde especial, graças às doações e ao trabalho voluntário de servidores da Unidade Básica de Saúde Nº 2 de Santa Maria.

 

“A nossa ideia era fazer uma confraternização. Mas ao invés de sairmos para algum lugar, a gente decidiu fazer essa ação na instituição”, conta a agente comunitária Juliana Pereira. A gerência organizou as escalas para não interromper os atendimentos na UBS. Os servidores fizeram desde a venda de uma rifa até a arrumação do local. Por baixo da roupa vermelha do “bom velhinho” também havia um crachá da Secretaria da Saúde: era o do agente comunitário Marcos Antônio da Silva.

 

Servidores da Secretaria de Saúde em ação de voluntariado na comunidade Porto Rico  – Foto: UBS 2 Santa Maria

 

As 50 crianças ganharam brinquedos, enquanto os adolescentes receberam camisetas e kits de maquiagem. “Foi muito bom. Não só pela ação, com Papai Noel e brinquedos, mas também pelo que trouxeram para o funcionamento da creche, com doações de fraldas e leite”, diz Miriam Aparecida, fundadora do espaço, que atualmente conta com apoio do SESC, da Ceasa e do Ministério Público.

 

“Atendemos de acordo com a demanda dos pais e das mães, que deixam seus filhos aqui quando conseguem alguma oportunidade de emprego. É uma comunidade com muitas carências. Essas ações são muito importantes porque ficam na lembrança dessas crianças como uma alegria”, relata a fundadora Miriam Aparecida.

 

A agente comunitária Juliana Pereira destaca que, além da ação social, a aproximação com as famílias faz parte da estratégia de integração da UBS. “O nosso trabalho é esse, é estar próximo da comunidade, é servir”, afirma a fundadora.

 

Ação foi realizada por servidores da UBS 2 de Santa Maria – Foto: UBS 2 Santa Maria