Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/20 às 15h53 - Atualizado em 14/05/20 às 11h16

Servidores que fazem remoção de pacientes no HRG criam uniforme para equipe

COMPARTILHAR

Objetivo é dar mais segurança aos profissionais e criar mais uma barreira contra a Covid-19

 

Pensando na segurança do servidor e de suas famílias e, principalmente, para se proteger contra uma possível contaminação pelo coronavírus, a equipe do Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes (NARP) do Hospital Regional do Gama (HRG) decidiu por conta própria criar um uniforme de proteção.

 

Trata-se de um macacão e um coturno personalizado, inspirado nos uniformes do Samu e do Corpo de Bombeiros Militar. Mesmo com o macacão e coturno, os profissionais continuam se paramentando com capote, máscara, protetor facial e luvas que são disponibilizados pela Secretaria de Saúde.

 

“Pensamos em um uniforme confortável e que dê segurança na hora de fazer uma remoção de paciente, principalmente com suspeita de Covid-19. Então, pensamos no macacão e no sapato apropriado. Antes usávamos apenas uma camiseta de uniforme”, explica a chefe do Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes do HRG, Cristiane Nepomuceno.

 

 

Além da proteção, outro objetivo do macacão é a identificação da equipe do NARP, para que nos momentos de transporte de pacientes, os outros profissionais consigam identificar quem é servidor do Núcleo de Apoio.

 

“Depois que a pandemia começou tivemos vários treinamentos sobre a paramentação necessária, os cuidados e a forma de contágio da Covid-19. O macacão não substitui os equipamentos de proteção individual, mas dá uma segurança a mais na hora de lidar diretamente com os pacientes”, afirma.

 

Os profissionais do NARP e do Núcleo de Transporte (Nutran) – que são os motoristas das ambulâncias –, fizeram um esforço para adquiri-lo. Toda a criação, escolha da cor e da logo foi de responsabilidade do NARP. Os servidores já estão utilizando o novo uniforme desde o último sábado.

 

 

SERVIÇO – O Núcleo de Apoio e Remoção de Pacientes (NARP) tem como função realizar remoções intra-hospitalares, que ocorre dentro do próprio hospital, ou remoções entre hospitais.

 

Texto: Jurana Lopes, da Agência Saúde
Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Saúde