Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/07/13 às 14h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

SES comemora dia do condutor de Emergência do Samu

COMPARTILHAR

Caminhada, passeio ciclístico e vários serviços para a população

Os 170 condutores de Emergência do Samu vão comemorar com pompa o seu dia, no próximo sábado, 06/07 com caminhada, passeio ciclístico e vários serviços para a população.

No mesmo dia a nova categoria festeja um ano de criação do quadro de condutor pela Secretaria de Saúde do DF, que reconheceu a nova classe em primeiro de julho do ano passado.

Para Gabriel Pimentel da Silva, chefe do núcleo de transporte do Samu a comemoração é mais que merecida  : “ é a forma de mostrarmos reconhecimento a essa categoria importante para a equipe tanto na condução do veículo como no próprio atendimento”, concluiu.

Segundo ele, o profissional além de conduzir a ambulância, participa ativamente da assistência ao paciente ,” sendo essencial para o grupo como qualquer outro membro”, declarou.

A mesma opinião tem o condutor Edvanir França de Paiva, servidor do Samu desde a regularização da categoria, que vê a comemoração como uma homenagem ao trabalho do servidor, que faz muito mais do que dirigir.

“Nós atuamos no atendimento,participamos efetivamente, pois somos preparados para isso”, disse Edvanir ao falar dos cursos de técnicas de primeiros socorros e suporte básico de vida,que os condutores fazem antes de assumir o trabalho.

Para concluir Edvanir falou que o profissional deve ser valorizado e ainda, que não existe serviço móvel sem o condutor.

O evento acontece no Parque da cidade, estacionamento 12, atrás da administração e tem na sua programação vários serviços que serão oferecidos para a população e os motoristas de emergência:

1. exames de glicemia, colesterol e triglicerídeos;

2. orientações sobre a saúde do homem;

3. orientações sobre saúde mental e hipertensão;

4. aulão de alongamento e condicionamento físico;

5. oficinas de primeiros socorros;

6. exposição de equipamentos e veículos do Samu do Distrito Federal.

Será feita a estratificação de risco para doenças cardiovasculares dos participantes.

O Samuzinho estará presente e  uma bicicleta Soul de aluminio de 21 marchas será sorteada entre os participantes do Passeio Ciclístico (caminhada).

 

Luciene Torquato

Leia também...