Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/06/14 às 14h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

SES/DF inaugura Unidade Básica de Saúde em Santa Maria

COMPARTILHAR

150 atendimentos semanais e acompanhamento de 3,5 mil pacientes crônicos

A Secretaria de Saúde (SES/DF) inaugurou na última sexta-feira (6) a Unidade Básica de Saúde (UBS) 4, da equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) 11/528 de Santa Maria. Localizada na QR 217, a unidade conta com uma equipe composta por nove profissionais e vem somar com as outras 12 que já atendem a comunidade da Região Administrativa.

A nova UBS tem um espaço com 150 m² distribuído em oito ambientes, além de uma área de convivência para reuniões de grupos de diabetes, hipertensão e gestantes. “Um consultório de atendimento pediátrico e outro clínico e ginecológico compõem o local. A SES/DF investiu no mobiliário e equipamentos para atender melhor nossos pacientes”, disse a gerente de Programas de Saúde da Família, Maria José Ávila.

A ESF 11/528 conta com nove profissionais. “Temos cinco agentes comunitários de saúde, dois técnicos em enfermagem, um enfermeiro e um médico da família. Nós vamos ao encontro com a comunidade com as visitas nas residências para aproximar a unidade e os serviços de saúde”, informou o enfermeiro Weder de Oliveira.

Mesmo com essa recente inauguração, a UBS já contabiliza cerca de 150 atendimentos semanais no local da unidade. Além disso, acompanha cerca de 3,5 mil pessoas dos grupos de diabetes, hipertensão e gestantes. “Mesmo antes dessa inauguração, nós já acompanhávamos essa parcela da comunidade no centro de saúde. Agora nós temos um local específico para a proposta”, disse a técnica em enfermagem Sandra Carvalho.

Quem comprovou de perto a estrutura foi o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que, na companhia da primeira-dama Ilza Queiroz, percebeu a verdadeira proposta da ESF. “Eu gostei, adorei. É um ambiente muito aconchegante para receber a população”, afirmou o governador.

A subsecretária de Atenção Primária, Rosalina Sudo, também expressou a satisfação da SES/DF em presentear Santa Maria com mais esse benefício para a comunidade. “Levar saúde para dentro das casas das pessoas, acolher e acompanhar os resultados são ações gratificantes. Essa unidade vai ajudar a prevenir e tratar doenças, principalmente, as silenciosas como diabetes e hipertensão”, concluiu Rosalina.

Abrangência

Acompanhe os locais de abrangência da UBS da quadra 217 de Santa Maria:

QR 217;
QR 218 dos conjuntos A ao G;
QR 118 dos conjuntos A ao K;
QR 117 dos conjuntos K ao R.

Luana Lemes, da Agência Saúde DF