Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/13 às 15h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

SES DF participa do I Seminário Nacional de Ouvidorias Hospitalares do SUS

COMPARTILHAR

Evendo pioneiro no País debateu o paoel das ouvidorias no fortalecimento da gestão democrática e participativa

O Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges), em parceria com a Ouvidoria Geral do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) promoveu dos dias 21 a 23 de Agosto, em Porto Alegre, o I Seminário Nacional de Ouvidorias Hospitalares do Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS.

O objetivo do Seminário foi promover troca de experiências exitosas do trabalho de ouvidoria junto aos pacientes, acompanhantes, equipes de profissionais de saúde e gestores, na perspectiva do acolhimento humanizado e fortalecer os processos de trabalho do serviço como uma ferramenta de gestão e participação social bem como, apresentar os diferentes dispositivos da prática de ouvidoria ativa que busca a opinião e a satisfação do cidadão sobre o serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde.

Com representantes de 22 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, a atividade apresentou temas importantes como o papel da ouvidoria hospitalar no fortalecimento da Democracia Participativa e o Panorama e Tendências das Ouvidorias Hospitalares no Brasil.

A coordenadora-geral do Sistema Nacional de Ouvidorias do Ministério da Saúde, Maria Moro, destacou que a iniciativa é pioneira no País. “Este é o primeiro evento que o SNO promoveu envolvendo todas as ouvidorias do SUS. Além da troca de experiências, os debates foram importantes para qualificar as ouvidorias que atuam nas unidades de saúde com foco no serviço de ouvidoria ativa”, informou a coordenadora.

O Distrito Federal foi representado pela ouvidora da SES, Francis Nakle de Roure e os ouvidores das regionais  do Gama, de Taguatinga e de Planaltina e  tiveram a oportunidade de conhecer o serviços desenvolvidos pelas as unidades básicas de saúde e UPA de Porto Alegre.

Eliane Simeão

Leia também...