Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/13 às 13h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

SES está pronta para atender torcedor da Copa das Confederações

COMPARTILHAR

Equipes do Samu e dos hospitais estarão de plantão

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está preparada para garantir  atendimento médico aos torcedores na abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, às 16h, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

O atendimento será disponibilizado na área externa do estádio durante o jogo. Quem necessitar de assistência médica contará com dez ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além de um posto médico avançado, num total de 60 profissionais.

“Estamos escalando equipes extras para o dia do jogo. Nenhum profissional será tirado do serviço de assistência à população para atuar no evento”, destaca o gerente do Samu-DF, Rodrigo Caselli Belém.

Estarão de prontidão no local, duas Unidades de Suporte Avançado (USA) compostas de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, oito Unidades de Suporte Básico (USB) com enfermeiro e técnico de enfermagem, além de oito motolâncias, pilotadas por técnicos de enfermagem. Também vão integrar as equipes dois veículos de intervenção médica, semelhantes às USAs, mas que não fazem transporte de pacientes.

De acordo com o subsecretário de Gestão Participativa da Secretaria de Saúde, José Bonifácio Carreira Alvim, casos graves como os neurocirúrgicos, traumas e infartos serão encaminhados ao Hospital de Base (HBDF). Os hospitais da Asa Norte (Hran) e Universitário (HUB) receberão as emergências em clínica médica. Já o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) atenderá os casos de emergência envolvendo crianças.

No interior do estádio haverá postos médicos terceirizados pela FIFA para os demais atendimentos. Os casos que necessitarem de assistência hospitalar serão encaminhados aos hospitais Santa Lucia, na W/3 Sul e Home, na L/2 Sul. O Samu só entrará no local se houver solicitação da organização do evento.

O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será palco da abertura da Copa das Confederações 2013, no dia 15 de junho, com a partida inaugural da competição entre Brasil e Japão. O Estádio foi inaugurado no dia 18 de maio, na final do Campeonato Brasiliense entre Brasiliense e Brasília e  também recebeu uma partida do Brasileirão 2013 entre Flamengo e Santos, no último dia 26.

Celi Gomes

Leia também...