Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/12 às 19h28 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

SES terá 15 espaços para prática em saúde em 2013

Academia de Saúde também será adequada para o preparo do alimento

Em 2013, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal vai construir 15 academias da saúde, em regionais onde o órgão já possui terreno próprio. De acordo com a subsecretária de Atenção Primária (SAPs), Rosalina Aratani Sudo, as academias serão espaços destinados às atividades integrativas e educação alimentar, com um diferencial, as pessoas poderão fazer parte das ações práticas. 

Aberta ao usuário, a Academia da Saúde é definida pela subsecretária como um local que oferecerá, além de orientações, informações e a oportunidade de pôr em prática o aprendizado. Ao explicar o funcionamento Rosalina diz que as pessoas vão pôr a mão na massa.

Como exemplo ela cita a orientação e reeducação alimentar. “O usuário que for a academia com este intuito, terá a oportunidade de aprender na cozinha, a preparar o alimento de forma adequada, com orientação da nutricionista. O espaço físico vai ter também equipamentos para exercícios físicos e práticas de atividades voltadas para a saúde”.

Entre as atividades estão automassagem, ioga, Shantala, Tai shi shuan, entre outras. De acordo com a subsecretária, todas as regionais terão uma academia de saúde, sendo que as 15 primeiras serão construídas nas regionais de saúde que já dispõe de terreno para receber a obra. Os recursos vão ser repassados pelo responsável do projeto, o Ministério da Saúde.

Luciene Torquato