Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/11/12 às 14h00 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

SES terá fonoaudiólogo para pacientes com Síndrome de Down

Cinco fonoaudiólogos assumiram atendimento na rede pública

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) acaba de nomear cinco novos fonoaudiólogos. Desse total, um será encaminhado para o centro de saúde nº 11, da 906 Norte, para realizar um atendimento especial com pacientes com Síndrome de Down. Os demais assumirão o acolhimento no Bloco Materno Infantil de Sobradinho.

Atualmente, a SES possui em seu quadro 44 fonoaudiólogos. O último concurso foi realizado em 2011. Desde então, a Secretaria busca a realização de atendimentos especializados para pacientes com Síndrome de Down e um reforço na fonoaudiologia.

Pacientes com Síndrome de Down normalmente tem problemas relacionados à hipotonia, que causa a diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras e atraso na articulação da fala. Eles ainda convivem com um comprometimento intelectual e, consequentemente um aprendizado mais lento.

Além disso, a fonoaudiologia é uma especialidade da atenção secundária, que compreende o atendimento das especialidades estratégicas (Oftalmologia, Ortopedia, Psiquiatria, entre outras), nas modalidades de atenção ambulatorial, internação, urgência e reabilitação. Essa assistência é prestada nos hospitais regionais, unidades mistas entre outras unidades específicas.