Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/08/16 às 21h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Sessão de fotos e maquiagem marcam evento sobre amamentação em Samambaia

COMPARTILHAR

Cerca de 600 pessoas foram convidadas para um dia de atividades

BRASÍLIA (16/8/16) – Vanessa Alves desenhou um lacinho na barriga. Já Luciana de Almeida resolveu juntar filhos e sobrinhos e registrar o momento em uma fotografia profissional. Jucimara da Silva aproveitou para fazer uma maquiagem enquanto amamentava o pequeno Heitor. Todas elas, moradoras de Samambaia, aproveitaram o dia de atividades promovido no Centro de Saúde 3 em alusão à Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Segundo a nutricionista Nadia Costa, uma das organizadoras do evento, o objetivo foi chamar a atenção para a importância da amamentação e atrair mais mamães para doarem leite. “Com atividades lúdicas, as mães, inclusive aquelas com filhos pequenos, também vêm porque podem trazê-los”, completa.

Foram convidadas cerca de 600 pessoas da comunidade atendida pelo Centro de Saúde 3. “Eu vim convidada por minha vizinha e estou gostando. Além de me maquiar e fazer fotos, estou reforçando a ideia da importância de amamentar. Meu filho tem um ano e meio e pretendo dar mamar a ele até os dois anos”, diz Jucimara da Silva. Ela tem cinco filhos e diz ter amamentado todos. “A mais velha, hoje com 16 anos, mamou até os três anos de idade”, diz.

As mamães que chegavam ao centro de saúde já ouviam as orientações sobre como doar leite. Em seguida, foram servidas com um lanche nutritivo e enquanto aguardavam para participar das atividades, assistiam a palestras sobre amamentação.

O evento foi realizado com dinheiro arrecadado de um bazar feito no próprio centro de saúde e por meio de parcerias com lojas de Samambaia, com o BRB, Caesb e Administração Regional de Samambaia.

CERTIFICAÇÃO – O Centro de Saúde 3 atende, mensalmente, cerca de 2,6 mil pessoas, dentre elas muitas crianças e gestantes. No ano passado, quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família receberam certificação do Ministério da Saúde por meio da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil.

Veja as fotos aqui 

Leia também...