Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/06/21 às 17h45 - Atualizado em 29/06/21 às 18h33

SUS no seu Território oferece dia de atendimento à comunidade do Núcleo Rural Pedra Fundamental

Ação foi organizada pela Unidade de Saúde Básica 12 de Planaltina

 

LÍVIA DAVANZO, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A comunidade do Núcleo Rural Pedra Fundamental, em Planaltina, recebeu vários serviços ligados à área da saúde nesta terça-feira (29). A ação foi coordenada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 12 de Planaltina e ocorreu na Escola Classe da Pedra Fundamental. Os trabalhos contaram com a colaboração da educação, assistência social e liderança local, que ajudaram a informar e incentivar a participação dos moradores.

 

Comunidade teve acesso a diversos serviços de saúde – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Intitulada “SUS no seu Território”, a ação ofertou serviços como atendimento médico, aferição de pressão e glicemia, testagem para infecções sexualmente transmissíveis, educação sexual – com distribuição de preservativos femininos e masculinos e explicação sobre métodos contraceptivos –, atualização do cartão vacinal e orientação sobre saúde bucal, que ensinou como realizar a higiene bucal e distribuiu kits escovação.

 

Além desses serviços, a vigilância ambiental forneceu orientações preventivas sobre dengue, Covid-19 e picadas de animais peçonhentos. Uma equipe da zoonoses esteve presente no local para realizar a vacina antirrábica nos animais.

 

A comunidade teve acesso, ainda, ao atendimento social. A equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Planaltina/Arapoanga participou da ação para fazer o cadastro e/ou a atualização do cadastro dos programas sociais, como bolsa família, bem como atender outras eventuais demandas da área surgidas ao longo do dia.

 

O gerente da UBS 12 de Planaltina, Marcus Batista, explica que além dos serviços ofertados, a equipe aproveitou para fazer o cadastramento da população. “Com isso, poderemos conhecer melhor o perfil dessa população e gerar indicadores importantes, tais como faixa etária predominante, prevalência de doenças, entre outros”, revela.

 

Eduardo, de 11 anos, foi teve a caderneta de vacinação atualizada – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Ele destaca que a organização ficou sob responsabilidade da equipe da UBS e contou com a parceria da diretora da escola e de uma liderança comunitária local, que foi essencial para chegar até a população. “A comunidade rural fica distante, então foi fundamental essa colaboração para que a divulgação do evento chegasse até a casa das pessoas”, conta.

 

A morada do Núcleo Rural, Irene Rosa Pereira, 43 anos, levou o filho Luís André Pereira da Silva, de 9 anos, para receber atendimento psicológico e aproveitou para atualizar o cartão do bolsa família e cuidar da sua saúde. “O atendimento está maravilhoso, a equipe é muito atenciosa. Com a pandemia, ficou difícil ir ao médico, então ter isso aqui próximo de casa é muito bom”, comemora.

 

Outro morador da região que ficou feliz com os serviços oferecidos foi Clemente Cardoso da Rocha, de 49 anos. Ele conta que ficou sabendo pela diretora da escola e resolveu levar seus dois filhos: Eduardo, 11 anos e Ruth, 6 anos, para atualizar as vacinas do calendário e receber orientações sobre higiene bucal. Ele também se beneficiou dos atendimentos e disse que “é bom demais ter isso na comunidade, pois facilita nossa vida. O pessoal é bem atencioso”, observa.

 

 

Atendimentos

 

O médico de Família e Comunidade, Felipe Cavalcanti, um dos organizadores da ação, explica que quando as pessoas chegam ao local, passam pelo acolhimento, registro e é verificado se possui alguma demanda específica. Depois disso, são direcionados aos atendimentos.

 

“Essa é uma ação importante em termos de acesso da população aos serviços de saúde e do próprio papel da atenção primária, esse contato mais próximo com a comunidade. Além disso, focamos na promoção da saúde e não apenas no tratamento de doenças”, avalia.

 

A equipe da UBS conta com cinco residentes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde da População do Campo que atuaram ativamente no planejamento e desenho da ação ofertada à comunidade do núcleo rural.

 

Os serviços foram organizados no pátio externo da escola e seguiram os cuidados exigidos pelo contexto da pandemia: distanciamento, disponibilização do álcool gel e uso de máscara durante os atendimentos.

 

Também foi ofertada vacina antirrábica para cães e gatos – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

 

Outras atividades

 

Além dos atendimentos e orientações em saúde, a programação contou com roda de conversa entre a equipe e a população local. De acordo com Felipe, a ideia é estabelecer um diálogo com a comunidade e ouvir as demandas trazidas como forma de aproximar a equipe da realidade da população.

 

A prática de automassagem, conduzida pelo gerente do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) de Planaltina, Marcos Freire, proporcionou um momento de relaxamento e descontração a quem estava no local. Segundo ele, a prática é uma forma de autoconhecimento e integra corpo, mente e espírito. “A automassagem é uma prática acessível, de fácil realização e que pode ser feita em qualquer lugar. Queremos difundir isso para que mais pessoas conheçam e possam realizar sozinhas”, destaca. Ele lembra também sobre a importância desse olhar integral para a saúde, com foco na promoção do bem-estar.

 

Parceria

 

A diretora da Escola da Pedra Fundamental, Lucelena Rosa da Silva, ressalta a dificuldade de acesso da população local a serviços de saúde, pois moram distantes da UBS e nem sempre conseguem se deslocar para receber atendimento. Por isso, segundo ela, uma ação dessa dimensão é muito importante para acolher, atender e cuidar desses moradores.

 

Lucelena explica que o aviso foi feito por meio de grupo de pais de alunos, grupos dos professores e grupo da Associação dos Produtores Rurais da Pedra Fundamental, que engloba quase a totalidade dos moradores.

 

Equipe de Saúde Bucal também esteve presente na ação – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

O líder comunitário e membro da associação, Alcides de Paula, recorda que a UBS era uma reivindicação de muitos anos. “A chegada da unidade de saúde foi uma das melhores coisas que já tivemos por aqui”, comemora. Seu Alcides, como é conhecido na localidade, participou ativamente da divulgação do SUS no seu território e aproveitou para passar pelos atendimentos e levar seus quatro cachorros para vacinar contra a raiva. Ele foi acompanhado da esposa e da filha.

 

A nutricionista Aline Toso representou o coordenador da Regional de Ensino de Planaltina, Bento Reis, no evento e reforçou que quando saúde e educação andam juntas, o resultado para a população é positivo. “As portas da escola estão sempre abertas para esses dias de atendimento. Quem se beneficia é a comunidade”, pontua.

 

A ideia, de acordo com o médico Felipe Cavalcanti, é desenvolver esse trabalho periodicamente com a realização de ações do SUS no seu território. ‘Queremos ofertar atendimento médico, mas também ações preventivas a doenças e promoção da saúde”, finaliza.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA