Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/09/13 às 14h05 - Atualizado em 30/10/18 às 15h07

Técnicos em saúde bucal formados pela Etesb são aprovados em concurso na SES-DF

11 egressos da Escola atuarão em consultórios e clínicas odontológicas, executando tarefas de apoio ao cirurgião dentista

 A formação técnica com qualidade e gratuita é uma marca da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb) há 53 anos. O Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) se destaca na educação de profissionais para o Sistema Único de Saúde (SUS) nesses 16 anos de existência. Onze ex- estudantes desse curso, aprovados em concurso público em 2011, foram convocados neste mês (setembro/2013).

“Esse é um resultado muito positivo para todos da Escola e comunidade. Os docentes da Etesb se dedicam para o desenvolvimento de um perfil profissional compatível com as exigências do mundo do trabalho em saúde, em consonância com as diretrizes do Sistema Único de Saúde”, declara a diretora da Etesb, Ena Galvão.

Os técnicos em saúde bucal atuam em consultórios e clínicas odontológicas, executando tarefas de apoio ao cirurgião dentista, antes, durante e após o atendimento. Para a aprovada no concurso Maria Cristina de Souza Lares, 42, passar neste concurso foi uma grande conquista. “Estou muito feliz e a formação da Etesb contribuiu para essa vitória na minha vida. Eu devo meu conhecimento na área à Escola”, ressalta.

Para Cristina Machado, cirurgiã-dentista e gerente pedagógica da Escola, é relevante destacar que esse profissional é um membro importante da equipe de Saúde por atuar como protagonista em ações de promoção e educação em saúde bucal, especialmente nas equipes de saúde da família.

Segundo o coordenador do curso da ETESB, Luiz Henrique Rodrigues de Sousa, a formação desses profissionais é pautada em uma perspectiva crítico-reflexiva. “Isso permite que os pilares de formação do saber, do fazer e do agir sejam contemplados, para que as competências necessárias ao desempenho profissional sejam alcançadas. O resultado desse trabalho pode ser verificado no índice de aprovação dos ex-alunos nos diversos concursos realizados, bem como no reconhecimento da Etesb por parte da comunidade odontológica, como uma escola de referência na formação de técnicos em saúde bucal”, finaliza Rodrigues.

Renata Madeira