Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/19 às 9h00 - Atualizado em 12/07/19 às 11h04

Tempo frio e seco favorece problemas oculares

COMPARTILHAR

Alergias e olho seco são os que mais atingem a população

 

A combinação de frio e seca não faz mal apenas ao sistema respiratório. Os olhos também podem sofrer nessa época. Em 2018, os atendimentos no Serviço de Oftalmologia na Secretaria de Saúde aumentaram em 25% nesse período do ano e a expectativa é de que a situação se repita. As principais causas são alergias e olho seco.

 

“O problema mais comum são os olhos irritados, com coceira, vermelhos, e a sensação de corpo estranho. Assim, nesta época do ano devemos evitar ar condicionado ligado direto e também o uso de computador e tablets, bem como celulares. As crianças e os idosos devem receber maior atenção. Principalmente os idosos, por não piscar adequadamente”, alerta a referência técnica distrital de Oftalmologia, Núbia Vanessa Lima.

 

Quando estiver com sintomas, o ideal é procurar uma unidade básica de saúde. “O exame oftalmológico detecta qual o grau de olho seco no indivíduo e que tratamento é adequado a cada caso. Os tratamentos incluem o uso de colírios, pomadas e até de comprimidos para melhorar a qualidade da superfície ocular”, explica a oftalmologista.

 

Para prevenir o problema, o ideal é lavar os olhos com soro fisiológico gelado, evitar coçar e usar óculos de sol com lentes UVA e UVB.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Freepik