Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/17 às 19h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Tesourinhas na disputa pela logo do Base

COMPARTILHAR

Escolha da nova marca começa na segunda (7). Até sexta (4), publicaremos textos sobre cada concorrente

BRASÍLIA (1º/8/17) – Solução encontrada por Lúcio Costa para que os motoristas façam retorno ou mudança de via, as tesourinhas são uma das marcas mais conhecidas de Brasília. O Hospital de Base é outra delas. Nas criações que estão em disputa para a escolha do novo logotipo do Base, a ideia de unir o hospital aos demais símbolos conhecidos da cidade está sempre presente.

Cada uma das três agências de publicidade que têm contrato com o Governo do Distrito Federal criou duas propostas de logo para o Base que, a partir da aprovação pela Câmara Legislativa da Lei nº 5.899/17, prepara-se para se tornar um Serviço Social Autônomo, o Instituto Hospital de Base. Não houve custo adicional para a criação das marcas, feitas dentro dos contratos já existentes com o governo.

Em mais uma demonstração da intenção da Secretaria de Saúde de ter os servidores do hospital como referência para cada decisão que for tomada nessa fase de transição, as seis marcas criadas serão submetidas a um processo de votação do qual participarão apenas os que trabalham no hospital. Eles é que escolherão o novo logotipo. A votação, em processo eletrônico, começará na próxima segunda-feira (7) e se estenderá por uma semana até a outra segunda-feira (14).

Até sexta-feira, publicaremos reportagem com cada uma das marcas criadas. A primeira a ser apresentada associa à sigla IHB – de Instituto Hospital de Base – a ideia das tesourinhas. O B de “Base” ganha a forma dos famosos retornos criados por Lucio Costa no Eixo Monumental.

Diz o texto de defesa dessa marca em disputa: “Essa logomarca coloca em destaque a sigla com as iniciais do Instituto Hospital de Base agregando como elemento um símbolo inequívoco de Brasília: nossas famosas e marcantes “tesourinhas”. Esse elemento ganha ainda mais relevância pelo fato de o hospital estar situado na Asa Sul, bairro com forte identificação com as tesourinhas. As cores azul e verde, associadas à saúde, completam a logomarca.

Leia também:
Servidores irão escolher em votação logo do Base
Base começará a escolher nova logo do hospital dia 7 de agosto
Do céu ao traço: Brasília se encontra nas logos do Base
Secretário de Saúde esclarece as dúvidas sobre o Hospital de Base