Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/12 às 16h55 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Teste rápido agrada gestantes do Recanto das Emas

Diagnóstico de doenças como HIV e sífilis sai em 15 minutos


As gestantes do Recanto das Emas já estão sendo beneficiadas por mais uma das várias estratégias da Rede Cegonha, Programa do Ministério da Saúde que visa humanizar a assistência às mães, aos recém-nascidos e às crianças. Com a nova metodologia, testes que são feitos no início do pré-natal, cujos resultados demoravam até três meses para ficarem prontos, estão sendo entregues no mesmo dia.

“É uma diferença muito grande da minha primeira filha de 11 anos, para o que está acontecendo agora”, acredita a paciente Zilene Santana da Silva. Grávida de dois meses, ela fez testagem para sífilis e HIV e recebeu o resultado em 15 minutos.

“Estivemos pactuando não somente a realização desses exames e dos testes rápidos de gravidez, como também todos os passos da Rede Cegonha, que foi escolhida pela nossa diretoria de saúde para funcionar como objeto das oficinas de planificação que foram realizadas no mês passado”, relata Fábio Alauri Sabino, coordenador de Saúde do Recanto das Emas.

No Centro de Saúde 02 do Recanto das Emas, os testes rápidos para sífilis e HIV são realizados pela enfermeira Andreza Martins Farias. Acompanhada pela técnica de enfermagem Neide Miranda, ela faz a testagem e conversa com as pacientes dando as orientações sobre a importância do retorno ao ginecologista para dar continuidade ao pré-natal.

A enfermeira também atua como multiplicadora de informações na capacitação de outros servidores da Secretaria de Saúde na realização dos testes. Até o momento, 112 profissionais passaram pelo treinamento.

Todos os resultados são digitados e inseridos no sistema utilizado pela SES-DF a fim de que posteriormente sirvam como parâmetro para novas ações de saúde.

Arielce Haine