Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/09/15 às 14h25 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Trabalho sobre vacinação contra HPV no DF recebe menção honrosa na Inglaterra

COMPARTILHAR

Apresentação de médico do HRAN foi reconhecida por jornal especializado

BRASÍLIA (1/9/15) – O trabalho apresentado pelo médico ginecologista oncológico e gerente de Emergência do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Leandro Resende, sobre vacinação contra HPV em crianças de 9 a 11 anos no DF, recebeu menção honrosa pela iniciativa governamental na prevenção ao câncer do colo uterino. O estudo foi apresentado no 6º Congresso Europeu sobre Vacinas e Vacinação, em Birmingham, na Inglaterra.

Apresentando a pesquisa sob o título “Programa Brasileiro de vacinação contra o HPV na rede pública, os primeiros dois anos de experiência” o ginecologista recebeu também o Certificado de Reconhecimento pelo jornal de Imunologia Clínica e Celular pela brilhante dissertação.

Participaram do congresso representantes de mais de 20 nacionalidades e apenas 2 representavam o Brasil. Chamou a atenção do médico ginecologista a expressiva participação de palestrantes europeus e africanos. Foi unânime o elogio ao governo brasileiro, em especial ao de Brasília, pela inciativa da vacinação contra o HPV.

A diminuição da taxa de infecção pelo vírus HPV contribui diretamente para redução dos casos de câncer do colo uterino, que é mais comum nos países em desenvolvimento. Países como a Austrália, Inglaterra, Noruega e Suécia já usam a mesma vacina há muitos anos e apresentaram drástica diminuição nos casos de câncer do colo do útero o que é a expectativa do Brasil para as próximas décadas.

Segundo Leandro Resende “a menção honrosa retrata o acerto do governo Brasileiro em inciar a vacinação contra o HPV em escala populacional, o que acarretará a direta diminuição dos casos de morte pelo câncer do colo uterino”.

A proposta iniciada em Brasília levou o governo federal a implementar o programa de vacinação em todo o país: “somos pioneiros” destaca.

Leia também...